Os programas que são assistidos tem uma faixa etária, limitando as pessoas que podem ver tal programa, mas essa faixa etária nem sempre é respeitada onde podemos ver uma criança de 12 anos assistindo uma programação com faixa etária maior de 16 anos, e isso acaba implicando em como essas crianças e adolescentes reagem no cotidiano, tendo todo esse acesso a violência, demonstração de drogas ilícitas, atos sexuais e outras coisas que afetam o nível de perplexidade da criança, onde assaltos e drogas passam a ser algo normal. Tamanho sensacionalismo de programas para irem atrás de audiência também tem esse impacto, onde optam pela baixaria que traz telespectadores, mas também afeta o psicológico dos mais novos.
O tempo que as crianças passam na frente da televisão, atrapalha também o seu desempenho escolar, e apresenta o mundo do sedentarismo, podemos ver esse efeito negativo da televisão no filme Matilda, onde o irmão mais velho da protagonista passa a maior parte do tempo em frente de uma televisão, mostrando assim um comportamento agressivo, aumento de peso, baixo nível intelectual e também a normalidade as áreas corruptas de trabalho do pai, sendo totalmente oposto dos pensamentos de Matilda que passa maior parte do seu tempo lendo ou brincando que é a maneira que uma criança realmente deveria passar seu tempo
A solução para esse problema deve ser o monitoramento diário que os pais devem fazer em suas crianças, supervisionando o que é assistido, mas podendo usar também a televisão como uma aliado invés de somente um inimigo, permitindo que a criança veja as programações dentro da faixa etária recomendada, e incentivando a assistir programas educativos, mas tudo sem exagero limitando o tempo de ficar assistindo. O incentivo a atividades físicas e melhor acompanhamento e atividades escolares trará um melhor desempenho a filho, conversação sempre é a melhor alternativa para o entendimento de ambos os lados, impor regras sob tempo e quais programações deverão ser vistas dará resultados bons e um ambiente agradável em casa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.