Em primeiro lugar, pode-se pontuar como empecilho a influência familiar. Conforme o sociólogo Jalcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Nesse contexto, muitas vezes, as crianças são violentadas dentro de suas casas pelos pais ou responsáveis, em virtude tanto da intenção de educá-las, quanto de um desequilíbrio emocional desses adultos. Assim, a título de exemplificação, tem-se o caso de Isabela nardoni, que foi violentada e morta por seu pai é sua madrasta após uma briga.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de denúncias. Conforme, o império categórico, de Kant, o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, o comportamento da sociedade brasileira contraria a tese do filósofo, uma vez que, por vezes, as pessoas não denunciam caso de agressão à criança, cometido por vizinhos ou membros da família. Essa postura de não envolvimento em questão do núcleo familiar perpétua o problema da violência infantil.
Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cidadania devem desenvolver palestras em escolas, para alunos do ensino médio, por meio de entrevista com vítimas do problema, bom como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o combate a violência infantil na sociedade e atingir um público maior. Ação iniciada no presente, é capaz de modificar o futuro de toda sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.