Em primeiro plano, a falta de investimentos suficientes para suprir a demanda nacional colabora para a precarização do sistema de saúde. Ainda há, no Brasil, municípios – principalmente periféricos – que não possuem nenhum suporte hospitalar para seus habitantes, que acabam tendo que buscar o auxílio necessário em instituições de cidades vizinhas. Essas, por vezes, não possuem infraestrutura ou mesmo materiais o bastante para atender tal contingente, acarretando longas filas de espera, ausência de leitos e medicamentos e a superlotação do sistema de hospitais e unidades básicas de saúde.
Paralelamente, a má gestão dos recursos públicos acentua o quadro declinante da saúde do estado. Tornou-se ,infelizmente, cotidiano a mídia noticiar casos de desvio de verba destinada à aplicação no setor público de saúde. Cenas como essa corroboram o descaso político com os direitos dos indivíduos e a fiscalização frouxa das contas públicas. Em virtude desses fatos, a saúde pública permanece estagnada, sem nenhuma evolução, pelo contrário, com o passar dos anos só se deteriora cada vez mais.
Portanto, são imprescindíveis mudanças no panorama da saúde pública no Brasil. O Governo Federal deve retificar a porcentagem de verbas destinadas ao setor de acordo com a necessidade e repassar ao Ministério da Saúde que, por sua vez, deve mapear os municípios com maior déficit e distribuir os investimentos de maneira equânime. Ademais, a Controladoria-Geral da União deve promover uma fiscalização mais austera sobre a aplicação desses recursos por meio do Ministério Público Federal. Dessa maneira, espera-se que os problemas da saúde pública, no Brasil, sejam mitigados, a fim de que a Constituição Federal seja efetivada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.