Em primeiro lugar, cabe analisar os principais motivos para o aumento dos casos dessas patologias psicológicas. Para o sociólogo sul coreano Byung Chul-Han em sua obra "A sociedade do cansaço", as mídias sociais forçam um ideal de vida que gera nas pessoas a necessidade de autocobrança para encaixar-se no padrão, proporcionando, portanto, o surgimento da ansiedade e depressão. Nesse sentido, observa-se que as redes sociais, fazendo uso da massificação das ideias, pode-se tornar um grande malefício a saúde mental dos brasileiros e cabe, dessa maneira, que haja uma educação crítica dos cidadãos para fazer um bom uso desses meios.
Além disso, é mister frisar que muitos casos de ansiedade e depressão findam no suicídio, outro problema das sociedades hodiernas. A respeito disso, o sociólogo Émile Durkheim classificou o suicídio como um fato social no qual o indivíduo, não se sentindo mais parte da sociedade, perde sua identidade social e acaba tirando sua própria vida. Partindo desse ponto de vista, atualmente a internet configura-se como um inimigo real à saúde mental dos seus usuários que, impelidos e pressionados pela busca da vida perfeita, não se sentem encaixados no ideal divulgado, perdendo assim sua identidade, como afirmou Durkheim.
Portanto, verifica-se que é necessário que o Governo Federal, órgão responsável pela garantia da saúde pública no país, tome as devidas providências para mitigar a problemática. Isso se dará por meio da inclusão da disciplina de Educação Digital em todas as escolas do Brasil junto a uma campanha de combate e prevenção ao suicídio na grande mídia, conscientizando toda a população sobre a necessidade de usar o olhar crítico sobre os meios digitais e alertando-os sobre os potenciais perigos desses ambientes. Dessa maneira, espera-se que os dramas psicológicos vivenciados por Werter possam ser reduzidos na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.