Em primeira análise, é preciso eliminar a prenoção que, a cerca de 40 anos, impede pessoas que mantém relações homoafetivas de doarem bolsas de sangue. Apesar de, no mês de maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal ter derrubado essa proibição, ainda há um longo caminho a percorrer, visto que, no Brasil, um dos países que mais mata homossexuais no mundo, prevalece o receio de permitir doações desse grupo.
Segundamente, é necessário ressaltar a necessidade da divulgação sobre o processo que ocorre nos hemocentros, pois o senso comum leva grande parcela da sociedade brasileira a temer a doação de suas hemácias, por pensarem que terão problemas de saúde, ganho de peso e menor volume de sangue no corpo. Por conta disso, apenas 1,8% da população brasileira compõe o número de doadores, sendo que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendado seria de 3% a 5% da parcela social.
Em suma, a conscientização popular com relação ao processo de doação sanguíneo e quanto à inexistência de ligação entre relações homoafetivas e infecções sexualmente transmissíveis é de extrema importância. Por isso, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de palestras escolares, explique sobre os exames de checagem sanguínea realizados antes do processo e acerca da importância de doar de sangue no Brasil, a fim de estimular a propagação das informações e incentivar a ida aos hemocentros. Dessa forma, os principais obstáculos para a doação de sangue no país serão superados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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