Primeiramente, é preciso salientar que a falta de debate sobre o tráfico de pessoas é uma causa latente da problemática. Segundo o filosofo Habermas: " A linguagem é uma verdadeira forma de ação". Seguindo essa lógica, é nítido que a maioria da população não discutem a respeito desta questão, consequentemente, a situação é agravada, pos, grande parte da sociedade tornam-se vulneráveis , impossibilitados a se defenderem. Dessa forma, são necessárias mudanças estatais para reverter tal conjuntura.
Em segundo plano, outro desafio a ser encontrado está na má influência midiática. Segundo Betinho, sociólogo brasileiro: Só a participação cidadã é capaz de mudar o país". Sob essa lógica, é perceptível que a mídia falha na disseminação acerca das informações, de forma massiva, relacionado aos cuidados e caminhos para o combate do tráfico dos seres humanos. Ademais, é imprescindível a propagação dos fatos para a participação da sociedade na luta contra esta adversidade. Logo, é indispensável que a mídia expanda frequentemente casos e formas de proteção.
Portanto, é de extrema necessidade que a nação mude este cenário. Assim, urge que o Ministério da Educação juntamente com a escola, deverá, criar uma semana de palestras com rodas de conversas por meio de relatos das pessoas que já vivenciaram está terrível situação e disponibilizar a area esportiva, aberta para toda comunidade, a fim de concientiza-los. A mídia e as palestras terão que intensificar as formas de prevenção- como, a não confiar em entranhos e sempre que possível andar em grupos- , enfim, somente com a participação cidadã diminuirá o tráfico de pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.