Em primeiro plano, é evidente que centros de reciclagem está em falta no Brasil. Tal fenômeno é percebido quando o descarte de lixo no país é realizado de maneira inadequada, uma vez que encontramos lixo espalhados pelas ruas do centros urbanos. Isso decorre, principalmente, pela falta de medidas efetivas ,referente ao governo, para a preservação da natureza. Desse modo o equilíbrio entre recursos naturais e suprimentos das necessidades humanas está ausente. Dessa maneira o governo atua como principal colaborador desse problema.
Outrossim, é imperativo pontuar que o saneamento básico também é fator que precisa ser explorado. Segundo o IBAMA, Instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis, uma parcela significativa dos brasileiros não possuem rede de saneamento básico ou mesmo água potável. O que em pleno século 21 , e em meio de uma sociedade totalmente capitalista é um problema de fato preocupante. Logo é necessário uma visão mais ampla daqueles responsáveis pelo país.
Portanto é de suma importância a mudança desse quadro, já que tais problemas sociais podem ter consequências catastróficas. Logo, cabe a governo, instância máxima responsável pela organização do país, juntamente com o Conselho Nacional do Meio Ambiente promover a instalação de um sistema de reciclagem e saneamento básico em todo o país. E no que diz respeito a questão de descarte inadequado do lixo, cabe às escolas, por meio da mídia , estabelecer campanhas suficientemente efetivas. A fim de levar uma vida agradável as pessoas, e transmitir informação. Desse modo a situação vivenciada em "Home: nosso planeta, nosso lar" não seria realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.