Precipuamente, deve ser ressaltada a culpa do estado diante do não aproveitamento da música no âmbito escolar. Segundo a lei N°11769 de 2008, é obrigatório o ensino de música nas escolas de educação básica. Entretanto, ainda não é o suficiente para demonstrar o potencial real da união entre ensino e música, pois a realidade das escolas públicas é precária e não obedece à risca o proposto pela lei devido à descrença ou desdenho das autoridades capazes de mudar essa realidade -diretores, secretários da educação, entre outros.
Em segundo plano, é notória a responsabilidade da sociedade na popularização do ensino musical nas instituições de ensino. Durante a ditadura militar diversos cantores foram oprimidos e impedidos de expressarem sua arte, dentre eles, o cantor Caetano Veloso que foi exilado apenas por querer fazer sua música. Não distante disso, inúmeros artistas desperdiçam seu talento temendo represálias e maus olhares descabíveis por parte da sociedade em geral ou até mesmo dos pais do indivíduo, que alegam que “música é coisa de vagabundo” de forma totalmente errônea e equivocada.
Portanto, é fulcral pontuar a necessidade de tomar medidas incentivadoras para viabilizar a música nas instituições de ensino. Para isso, o Ministério da Educação -responsável por administrar a educação no Brasil- em conjunto com o Tribunal de Contas da União, deve incentivar a popularização do uso pedagógico da música, através de investimentos financeiros em programas de inclusão musical nas escolas e compras de instrumentos, com o fito de empenhar os alunos brasileiros e descobrir novos talentos nacionais. Dessa maneira, o objetivo da Lei N°11769 será alcançado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.