Em primeira análise, é preciso salientar que a ineficiência do governo é uma causa latente do problema. Consoante ao pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, porém não é o que ocorre no país, pois a falta de cuidado com o descarte de resíduos afeta, diretamente, no saneamento básico e consequentemente, na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Diante disso, é visto que o problema necessita ser solucionado.
Em segundo plano, outra causa para a configuração desse impasse é a carência de ensino sobre a importância do ato de reciclar e de reduzir o consumo de supérfluos. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve, ou seja, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Sob essa lógica, verifica-se uma forte influência desse fundamento, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter e prevenir esse problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre o assunto, tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores e ambientalistas. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas aprendam a importância da coleta e reciclagem do lixo. A partir dessas informações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada