Por Brendex
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No século XVI, na América, inclusive no Brasil, populações indígenas utilizavam drogas como o tabaco pra finalidades espirituais, terapêuticas ou de diversão. No decorrer da história o consumo de bebidas alcoólicas e nicotina, passaram a serem visto como "vícios elegantes". No entanto aquilo que era luxuoso se tornou danoso e causador de sérias doenças. Assim faz-se necessário medidas paliativas, que reforcem a conscientização entre os usuários.
Em primeiro plano, no Brasil, o percentual de adultos fumantes vem apresentando uma expressiva queda nas últimas décadas, destaca a PNSN (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição). Por outro lado o cenário muda quando se trata dos jovens brasileiros, no qual passam a ter contato com o cigarro a partir dos 16 anos de idade. Ademais a experimentação do tabaco está mais propícia aos estudantes de rede pública de ensino, pois estes têm menor acesso à informação sobre os malefícios do tabagismo.
Em segundo plano, vale ressaltar o consumo de bebidas alcoólicas, que tem a maior prevalência devido a livre publicidade praticamente sem restrições no país, aliás o consumo em excesso pode trazer sérias doenças como a cirrose hepática. Dessa maneira, destaca-se o poder da mídia na persuasão sobre o uso destas substâncias, que apesar de serem legais não diminui os danos que podem causar. Assim, além de serem viciantes, apresentam de longe o maior fardo a saúde pública.
Dado o exposto, é imprescindível que por meio da educação e da informação busque-se uma conscientização. Com atuação do Ministério da Saúde em parceria com as escolas, principalmente as de rede pública, vista que são as mais afetadas, trabalhem com temas como: os riscos que as drogas lícitas podem causar à saúde. De modo que estes jovens sejam informados sobre os danos, ademais os professores podem incitar os alunos a participar de campanhas contra o uso de drogas, a fim de que além de conscientizados, ajudem outros jovens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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