Em primeiro plano, é preciso observar a problemática de poucos falarem a respeito do tema. Segundo o sociólogo brasileiro Bentinho, "só a participação cidadã é capaz de mudar o mundo". Logo, se não houver uma manifestação para discussão do problema ele não será resolvido tão cedo.
Em segundo plano, o problema também encontra terra fértil na falta de conhecimento e respeito do povo brasileiro quanto a pluralidade do português falado no país. De acordo com a constituição brasileira de 1988, deve-se promover o bem de todos, não discriminando de forma alguma as pessoas por qualquer razão que seja. Contudo, a realidade cotidiana não parece seguir tal máxima, fato constatado ao ver a constante persistência da discriminação linguística.
Portanto, são necessárias medidas do Estado para amenizar o problema. O MEC, então, deve criar a campanha #RespeitoParaTodos, onde, por meio de docentes, serão são abordadas e discutidas nas escolas questões sobre o preconceito linguístico e a importância do respeito. Ademais, deverão passar propagandas condenando esse tipo de discriminação na televisão. Assim, atitudes como a dos antigos romanos quanto a pluralidade linguística não serão mais uma realidade futuramente no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.