De acordo com o Artigo 1 da Declaração Universal dos direitos humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. No entanto, é fato que, na pratica, a determinação do artigo não é cumprida, tendo em vista que o Estado não cria medidas públicas referente à violência queocorre nos estádios. Assim, os casosde morte entre os torcedores tem aumentado, causando medo na população. É preciso por tanto, um novo posicionamento das autoridades diante do problema.
Além disso, é preciso compreender o efeito do envolvimento desses torcedores em outros delitos. A respeito disso, uma pesquisa realizada pela URBS/IPEA, revela que mais de 106 torcedores foram mortos nos últimos 14 anos, neste sentido, percebe-se que não são apenas torcedores, os mesmos tem ligações com crimes, como por exemplo, tráfico de drogas, e por conseguinte usam as redes sociais para marcar confrontos e organizar rixas. Dessa forma,para que os jogos aconteçam com segurança, medidas públicas devem ser tomadas com urgência.
Portanto, afim de resolver essa rivalidade é preciso que o Estado no papel da Confederação de futebol crie estratégias que impeçam o vandalismo nas arquibancadas. Isso pode ser feito por meio de ações que ajudem na identificação dosmovimentos de ódio na internet, tas como marcar encontros para brigar, e assim proibir a entrada desses nos estádios e que haja punição. Com essas ações o infortúnio será erradicado e a sociedade alcançará a segurança.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.