Em primeiro lugar, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema em questão. De acordo com o filósofo francês Michel Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos assuntos são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas, nesse caso, das indústrias de cigarro. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o uso de tabaco pela faixa etária juvenil, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão.
Outrossim, uma sequela do vício é as doenças que podem ser desenvolvidas. Consoante ao Instituto Nacional de Câncer, a idade média de experimentação de tabaco entre adolescentes do país é de dezesseis anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas e já nesse mesmo intervalo etático, os jovens fumantes têm prejuízos na saúde por causa do uso de cigarro. De acordo a mesma entidade, se nessa idade eles pararem de com o ato de fumar, os danos podem ser revertidos e a expectativa de vida desses garotos e garotas podem aumentar novamente.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde criar propagandas nacionais antifumo e promover palestras com o foco na juventude, por meio da divulgação na grande mídia, como a televisiva e as redes sociais, com a finalidade de alertar e ensinar a população a respeito dos prejuízos causados pelo vício e estimular o combate ao tabagismo. Logo, encontrando a solução para alguns dos impasses que atrapalham a sociedade, como dito por Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.