Apesar do ritmo dançante, o funk ainda sofre com preconceitos disfarçados de opiniões. Tendo sua origem afrobrasileira, é rejeitado como cultura e muitas vezes marginalizados, sendo taxado de "som de vagabundo", evidenciando o racismo estrutural presente na sociedade. Porém, ao analisá-lo, o gênero levanta questões sociais importantes, como a difícil vida do morador da favela e as opressões sofridas pelo Estado, cantadas por MC's, a exemplo na música RAP do Silva, canção do MC Bob Rum.
De acordo com o Artigo 125, da Constituição de 1988, toda manifestação cultural deve ser reconhecida e promovida. No entanto, o Estado peca ao excluir o gênero de sua atividade econômica e social. Atualmente, o ritmo emprega milhares de indivíduos, gerando renda e principalmente lazer, ao promover bailes dentro de comunidades, que carencem de políticas e ações socioculturais.
Portanto, fica claro a importância do Funk na construção de uma identidade nacional. Compete à Secretaria da Cultura promover e apoiar o gênero, através da liberação de verbas para artistas e projetos, com a finalidade de consolidar como atividade econômica e cultural. Cabe, também, a sociedade combater o preconceito, conhecendo e aceitando o Funk como uma das riquezas nacionais, através de debates que demonstrem a sua importância para com as minorias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.