Em primeiro plano, é preciso salientar que a negligência governamental é uma causa latente dessa problemática. Segundo Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar social. Porém, tal garantia não é colocada em prática no que se refere à doação de órgãos no cenário brasileiro, pois observa-se a falta de profissionais qualificados e hospitais especializados na realização de transplante, o que dificulta a ocorrência desse procedimento, tendo em vista que os pacientes precisam se locomoverem para outras cidades que ofereçam estruturas recomendadas para a doação.
Outrossim, a lacuna educacional ainda é um grande obstáculo para a resolução do impasse. Consoante a Paulo Freire, “ a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo “.No que tange ao transplante de órgãos, percebe-se forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo as salas de aulas conteúdos que ajam na resolução da questão.
Portando, é necessário desenvolver medidas para ampliar o número de doações. Para que isso ocorra, o Ministério da Saúde, responsável pela promoção e recuperação da saúde da população, deve promover a criação de hospitais com estruturas necessárias para a realização de transplantes, por meio do treinamento de equipes médicas especializadas nesse procedimento, com o objetivo de tornar a doação de órgãos acessível em áreas mais vulneráveis como cidades do interior. Além disso, o (MS), juntamente com o (MEC) , deve criar campanhas em escolas, com o intuito de mostrar a importância das doações para a sociedade. Feito isso, pode-se conquistar o maior número de transplante no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.