Em primeiro plano, é imperioso pontuar a resistência de uma parte conservadora da população como fator prejudicial ao desenvolvimento da ciência. Isso decorre, principalmente, de ideologias do senso comum, que por falta de conhecimento, veem os métodos científicos como algo estranho e abominável, não discernindo a beneficência destas inovações para a sociedade. Segundo Nietzsche, para algo parecer verdade basta ser imposto e repetido. Sob essa perspectiva, compreende-se que tais discursos podem influenciar de forma negativa na aprovação de determinadas descobertas científicas. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Outrossim, evidencia-se, por parte do Estado, uma desvalorização do conhecimento científico. Conforme Aristóteles, a Política deve garantir a harmonia social. Contudo, essa máxima aristotélica não vem sendo colocada em prática, haja vista que o atual governo brasileiro, no ano de 2019, iniciou cortes de gastos em diversos setores da educação e da área acadêmica, reduzindo em massa o número bolsas de pesquisas científicas. Consequentemente, tal posição só agrava cada vez mais a situação.
É necessário, portanto que medidas sejam tomadas para para ampliar o meio técnico-científico-informacional. É dever do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através de verbas públicas, apoiar e investir em pesquisas que mostram-se benéficas à sociedade, fazendo uma seleção por meio de critérios como praticidade, aplicabilidade e sustentabilidade, objetivando garantir e estimular projetos que possam ajudar o país. Ademais, urge que a Mídia, através da TV e das redes sociais, promova campanhas que mostrem a importância da ciência e da tecnologia no contexto atual, por meio de palestras e de conteúdos educativos para sensibilizar a população. Dessa forma, criar-se-á um Brasil melhor e um caminho rumo ao progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.