Por Ivinicius
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O século XX foi marcado por intensas disputas violentas e repressões, na África do Sul por exemplo houve a luta para extinguir o Apartheid, modelo político, sendo que ocorreu por intermédio de manifestações – lideradas pelo humanista Nelson Mandela – que buscava igualdade, mas centenas morreram em confrontos com o governo. Considerado o exposto, a violência contra negros – não somente no Brasil, mas também no mundo – segue o inverso à evolução dos direitos humanos, pois diminui a equidade na civilização e aumenta a insegurança dos órgãos de defesa.
Em uma primeira análise, cabe citar o fato ocorrido em meados de 1980, Martin Luther King buscou o ideal de uma sociedade mais justa – no discurso I Have a Dream -, porém as agressões contra os afro descendentes nos encontros e o assassinato desse defensor ocasionaram no retrocesso, medo e falta de confiança na polícia. Dessa forma, pode-se inferir que a violência reprime e obstrui tentativas de tornas a humanidade mais justa, sem relevar a etnia de uma pessoa que traz consigo um conjunto de valores morais passados por gerações.
Em uma segunda análise, importa salientar que com a existência da insegurança no sistema policial as pessoas deixam de acreditar que tais servidores públicos sejam eficientes, além do fato de eles considerarem estereótipos para realizar abordagens ou até mesmo o uso de agressões antes de concretizar se tais pessoas eram criminosas. Segundo o Data Folha, a população que mais experiencia o medo por tais situações são as negras, apenas 27% delas não preocupam de sofrerem violência. Logo, averígua-se a influência de aspectos físicos, vestimentas e etnias na escolha do padrão para violência nos cidadãos.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que o uso de recursos como força bruta, agressões físicas e verbais são aplicadas em pessoas que nem sempre perturbam a ordem e a busca de equidade entre povos é dificultada por haver distinção racial. Assim, perdura a necessidade de ministério da defesa juntamente com as escolas, para ceder os espaços, façam uma reciclagem de policiais incidentes em casos de agressões, isto e, um curso, por conseguinte reestabelecer a ética militar à todos os seres humanos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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