Primeiramente , a maioria dos quadros de dependência química se iniciam na juventude , de acordo com o Centro de Referência Estadual de Álcool e Drogas . O consumo de narcóticos por jovens é um tema bastante recorrente nas produções cinematográficas, tal qual mostra o filme Christiane.F , baseado no livro de mesma denominação escrito por Kai Hermann e Host Rieck , que visa denunciar o desequilíbrio familiar e os problemas de saúde como principais causa e consequência do uso de drogas .
Ademais , conforme afirma o determinismo social , o homem é fruto do meio em que vive .Desse modo , o jovem que habita em um ambiente vulnerável e na presença do tráfico de drogas é influenciado a consumi - las . Os principais danos provenientes da utilização de entorpecente na juventude ocorrem a longo prazo , como a diminuição da interação social , mal desenvolvimento da memória , queda no rendimento escolar e dependência química no futuro .
Logo , a orientação da família em conjunto com o acompanhamento escolar , são medidas que podem prevenir o uso de narcóticos . Cabe também ao Governo junto do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD ) supervisionar as áreas onde o tráfico está presente , para assim assegurar os direitos do jovem presentes no Estatuto da Criança e do Adolecente .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.