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Por Romanos818
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Segundo o filósofo Aristóteles, a educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces. Fora da Filosofia, percebe-se que, na atual realidade brasileira a permanência da comparação feita pelo pensador sobrecai, principalmente nos desafios dos professores em tempos de quarentena. Isso ocorre devido às dificuldades em utilizar as novas formas de tecnologia e à desigualdade no acesso de alunos às aulas online.
Em primeira análise, é importante ressaltar o desafio na utilização de equipamentos tecnológicos por professores como fator a problemática. Dessa maneira, a Revolução Técnico- Científico-Informacional trouxe avanços no que diz respeito às novas ferramentas de comunicação. Contudo, essa realidade de mundo globalizado torna-se um impasse, no que tange essas tecnologias que não foram manuseadas de forma clara para os educadores, uma vez que eles precisam adequa-se as essas ferramentas para a elaboração de um novo formato de aulas. Com isso, o custo de equipamentos e a ausência de cursos voltados para lidar com mundo cibernético e propor o ensino completo para os estudantes configura -se como um problema a ser combatido.
Ademais, outro fator a salientar é a desigualdade no acesso de alunos às aulas online. De acordo com o filósofo iluminista John Locke, os indivíduos têm direitos inalienáveis, como à vida e à liberdade. No entanto, vê-se que no hodierno cenário brasileiro não existem os cumprimentos desses direitos, principalmente na educação, já que que os alunos de maioria do ensino público não têm acesso à aprendizagem devido às condições socioeconômicas enfrentadas por eles. Sendo assim, a atual conjuntura contraria o pensamento do filósofo, pois fere princípios básicos ao aprendizado e afeta diretamente o alcance dos professores aos alunos menos favorecidos economicamente.
Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para mitigar esses desafios aos professores em tempos de quarentena. Assim, cabe ao Ministério da Educação criar o acesso aos cursos de capacitação tecnológica para os professores e equipamentos como celulares, computadores aos estudantes que visem dar maior acessibilidade e conhecimento para ambos utilizarem as ferramentas tecnológicas. Essa ação deverá ser feita por meio da criação de aplicativos gratuitos e inscrições online para o público -alvo em questão, a fim de proporcionar aos professores o ensino de qualidade e aos alunos a democratização ao acesso à educação. Logo, a célebre frase de Aristóteles trará frutos doces para a educação apesar de raízes amargas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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