Em primeiro plano, é preciso destacar o problema da poluição da água. Para o ativista ambiental Paul Watson, "a inteligência é a habilidade das espécies de se manter em harmonia com o meio ambiente". Nesse sentido, é visível que o Brasil não possui tal habilidade, pois muitas fábricas e agricultores nao fazem o manejo correto de seus restos toxicos, que vão diretamente para a água.
Ademais, a falta de saneamento básico é um persistente e grave fator. Segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, 62,5% do esgoto do país não é tratado, fato que bate de frente com a esperança de ter qualidade na água, já que o esgoto não tratado corre diretamente para ela. É inadmissível que, em pleno século 21, apenas 37,5% de todo o esgoto do Brasil seja devidamente tratado. Logo, medidas devem ser tomadas urgentemente.
Portanto, são necessárias ações do Poder Público para amenizar o problema em questão. O Estado deve, então, criar e divulgar para as pessoas, por meio das mídias, leis que determinem uma significativa diminuição no volume de dejetos tóxicos, advindos de fábricas e da agricultura, despejados aos mares. Além disso, deve fiscalizar constantemente seu comprimento. Ademais, deve investir pesadamente em saneamento básico no país. Assim, a qualidade da água brasileira poderá ter uma perspectiva de melhora com o passar dos anos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.