Primordialmente, é necessário citar a falta de estímulo ao hábito da leitura nas escolas. Quando há leitura de um livro ou texto literário, por exemplo, geralmente não há a finalidade de se debater e discutir sobre o assunto visando despertar o interesse nos estudantes, apenas ocorre uma interpretação textual. Isso acaba trazendo grande indiferença por parte dos jovens que começam a tratar o ato de ler como algo chato, desconhecendo totalmente o seu prazer. É por essa razão que a média de livros lidos por pessoa, anualmente, não passa de 2,43, segundo uma pesquisa realizada em 2016 no jornal Globo.
Por conseguinte, o desinteresse em ler acaba levando a falta de senso crítico e empobrecimento intelectual e cultural da população. Como dito anteriormente, a literatura é peça fundamental na formação de valores e na formulação de ideias. O livro de Jorge Amado, “Capitães de Areia”, por exemplo, trazia temas importantes e reais, como a fome, desigualdade social, falta de políticas públicas, etc., e por consequência, fazia as pessoas refletirem sobre o assunto. Dessa maneira, quem lê adquire maior conhecimento e tem sua visão da sociedade ampliada, podendo observar, pensar e discutir sobre qualquer problema.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para melhorar a situação atual. Se faz necessário que o Ministério da Educação e da Cultura (MEC) desenvolva palestras, rodas de leitura, até mesmo teatros e filmes sobre grandes obras literárias, juntamente com emissoras de TV, de forma a buscar a valorização da literatura para que ela possa transformar vidas, como ocorreu com Anne de “Anne with an E”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada