Mormente, é imperativo ressaltar que a persistência do trabalho infantil se dá, sobretudo, em famílias inseridas em um contexto de grande vulnerabilidade social. Segundo o artigo 60 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade. Contudo, tal parcela de famílias é submetida a sustentar este imbróglio para sua própria subsistência.
Outrossim, a deficitária ação do Estado, agrava ainda mais o problema. De acordo, com o ilustrador e poeta brasileiro, Hideraldo Montenegro, o papel do Estado é promover a justiça e a eliminação de toda forma de exploração e desigualdade social. Desse modo, medidas estatais são necessárias para superar este paradigma que prejudica diversos indivíduos.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, a ampliação de educação de qualidade a população mais vulnerável, centralizando esforços principalmente no campo e sertão nordestino. Além disso, é responsabilidade do Ministério do Trabalho, ao lado do Ministério Público a fiscalização do trabalho infantil no Brasil. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para completude da democracia no âmbito social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.