Por yGangster
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Dados do INCA revelam que nos últimos oito anos houve uma redução de 28% nos fumantes brasileiros. Mesmo com esse avanço, o tabagismo e uso de drogas lícitas continuam sendo um problema, visto que ainda são fortemente comuns no cotidiano. Dessa forma, em razão do silenciamento social e de uma lacuna educacional, essa questão se perpetua e necessita de atenção.

Em primeiro lugar, se é preciso expôr que a falta de debates sobre o uso de drogas lícitas é uma causa real do problema. De acordo com o filósofo Foucault, diversos temas são silenciados na sociedade para que estruturas de poder sejam mantidas. Sendo assim, observa-se um silêncio gritante para com esse tema, pois sua discussão tornaria a sua resolução mais fácil, mas, consequentemente, traria a destruição de toda uma industria que gira em torno da fabricação destas drogas.

Paralelamente, outra causa para a persistência do empasse é, de certo, a enorme lacuna presente na educação do Brasil. Segundo Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, entretanto, transforma os homens e esses sim mudam o mundo. Nesse contexto, um problema social como o uso do cigarro definitivamente tem como base uma questão educacional. No que se diz respeito à drogas lícitas, a escola não tem trazido frequentemente esse tema para discussões em sala de aula, o que gera uma dificuldade para a prevenção desse obstáculo.

Portanto, é necessário intervir para o problema ser resolvido. Para isso, o Ministério da Educação deve aumentar o debate sobre a questão no ambiente escolar. Estes podem ocorrer por meio de palestras e rodas de conversa, tendo participação de médicos ou psicólogos, além de alguns eventos serem abertos aos familiares, a fim de ampliar o conhecimento sobre os malefícios que o consumo de drogas lícitas gera. Somente assim, teremos um país mais consciente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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