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Por EduardoPedro
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#37292
O filme “Wall-E” mostrou em sua narrativa um cenário da Terra em que a busca incansável pelo desenvolvimento levou o planeta ao ressecamento e, por isso, o mundo tornou-se um caos devido à falta de água. Embora o planeta não esteja em caos como na ficção, é notório afirmar que a realidade apresentada na obra assemelha-se a do Brasil, uma vez que a crise hídrica tem apresentado diversos desafios para a sociedade brasileira. Logo, são necessárias medidas para resolver tal impasse que tem como causa o desperdício de água pelos agricultores e que traz consigo muitas consequências, sendo uma delas a redução na oferta de alimentos.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, a negligência dos agricultores com o uso correto dos recursos hídricos é a principal causa dessa problemática. De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Águas, de cada 100 litros consumidos, 72 são utilizados na irrigação agrícola. Nessa perspectiva, é evidente que devido ao uso desmedido de água nas plantações, o risco de seca nessas regiões de plantio aumentam, dado que muitos desses lugares de colheitas possuem equipamentos de irrigação automática, os quais são ativados várias vezes ao dia e, infelizmente, sugam milhares de litros de água diariamente para irrigar as plantações que muitas das vezes não necessitam dessa quantidade exacerbada de líquido, ocasionando, dessa forma, a crise hídrica. Desse modo, a sociedade necessita abolir esse contratempo.

Ademais, a medida que o desperdício desse recurso hídrico vai se intensificando, a oferta de alimentos diminui cada vez mais. Segundo o pensamento do filósofo Tales de Mileto, tudo que existe no planeta tem água em sua origem. Nesse contexto, é fato que tudo aquilo consumido na sociedade possui água em sua composição ou preparo, e o desperdício constante desse meio natural pode trazer consequências alarmantes para todo o planeta, pois sem ela não haverá mais como os agricultores plantarem suas sementes geradoras de alimentos e, consequentemente, a sociedade não irá ter meios para se alimentar, uma vez que sem ela não será possível irrigar as plantações para as sementes germinarem e darem os seus recursos. À vista disso, o bem-estar da população vê-se ameaçado.

Portanto, como métodos para solucionar tal obstáculo, é necessário que o Poder Legislativo, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, crie um projeto chamado “Água é vida" por meio de verbas governamentais, e tal projeto irá implementar leis que tenham como finalidade por materiais de armazenamento e monitoramento do uso de água nessas regiões agrícolas como: cisternas nos locais de mais desperdício, as quais irão armazenar água da chuva e contará com o auxílio de um monitor que distribuirá e medirá ela em quantidades certas para essas regiões mais imprudentes e, com isso, oferecer uma punição para essas pessoas negligentes com os recursos hídricos, como por exemplo, a aplicação de multas altas. Dessa maneira, o mundo não se tornará um caos como em "Wall-E".



@Ashiley @Alvaro2311 @Andree Podem ler, fazer uns apontamentos e atribuíram nota? Por favor.

Só umas observações: Eu sei que vocês dão de 10 à 0 em mim na questão de conhecimento. Certeza que vocês já sabem disso. Mas caso algum tenha dúvida da palavra "Terra" com "T" maiúsculo, é que eu pesquisei/estudei e vi que é o correto.

Espero que gostem do texto ❤
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 191

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 191

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 177

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Ashiley
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#37303
@EduardoPedro

Erros
Correção dos erros
Comentários

Introdução
O filme “Wall-E” mostrou (acho que ficaria melhor "mostra" no presente) sua narrativa um cenário da Terra em que a busca incansável pelo desenvolvimento levou o planeta ao ressecamento e, por isso, o mundo tornou-se um caos devido à falta de água. Embora o planeta não esteja em caos como na ficção, é notório afirmar que a realidade apresentada na obra assemelha-se a do Brasil, uma vez que a crise hídrica tem apresentado diversos desafios para a sociedade brasileira. Logo, são necessárias medidas para resolver tal impasse que tem como causa o desperdício de água pelos agricultores e que traz consigo muitas consequências, sendo uma delas a redução na oferta de alimentos.
Ótima introdução, contém todos os requisitos necessários!

Desenvolvimento 1
Em primeiro lugar, é importante destacar que, a negligência dos agricultores com o uso correto dos recursos hídricos é a principal causa dessa problemática. De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Águas, de cada 100 litros consumidos, 72 são utilizados na irrigação agrícola. Nessa perspectiva, é evidente que devido ao uso desmedido de água nas plantações, o risco de seca nessas regiões de plantio aumentam, dado que muitos desses lugares de colheitas possuem equipamentos de irrigação automática, os quais são ativados várias vezes ao dia e, infelizmente, sugam milhares de litros de água diariamente para irrigar as plantações que muitas das vezes não necessitam dessa quantidade exacerbada de líquido, ocasionando, dessa forma, a crise hídrica. Desse modo, a sociedade necessita abolir esse contratempo.
Nada a falar, sensacional!

Desenvolvimento 2
Ademais, a medida que o desperdício desse recurso hídrico vai se intensificando, a oferta de alimentos diminui cada vez mais. Segundo o pensamento do filósofo Tales de Mileto, tudo que existe no planeta tem água em sua origem. Nesse contexto, é fato que tudo aquilo consumido na sociedade possui água em sua composição ou preparo, e o desperdício constante desse meio natural pode trazer consequências alarmantes para todo o planeta, pois sem ela não haverá mais como os agricultores plantarem suas sementes geradoras de alimentos e, consequentemente, a sociedade não irá ter meios para se alimentar, uma vez que sem ela não será possível irrigar as plantações para as sementes germinarem e darem os seus recursos. À vista disso, o bem-estar da população vê-se ameaçado.
Excelente, nada a dizer também. Tudo muito organizado, repertórios ótimos e argumentação muito muito boa.

Conclusão
Portanto, como métodos para solucionar tal obstáculo, é necessário que o Poder Legislativo, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (agente), crie um projeto chamado “Água é vida" (ação) por meio de verbas governamentais (meio/modo), e tal projeto irá implementar leis que tenham como finalidade por materiais de armazenamento e monitoramento do uso de água nessas regiões agrícolas como: cisternas nos locais de mais desperdício, as quais irão armazenar água da chuva e contará com o auxílio de um monitor que distribuirá e medirá ela em quantidades certas para essas regiões mais imprudentes e, com isso, oferecer uma punição para essas pessoas negligentes com os recursos hídricos, como por exemplo, a aplicação de multas altas (efeito + detalhamento). Dessa maneira, o mundo não se tornará um caos como em "Wall-E".
Sua proposta de intervenção contém todos os elementos necessários!

O que dizer? Excelente. Ótimos repertórios, ótima argumentação, uso de conectivos diversos e sem repetições, estrutura e microestrutura muito bem organizada, escrita correta + proposta de intervenção completinha = 1000, haha! Parabéns ♡

Amei amei amei, muito bom!
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Por EduardoPedro
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#37305
@Ashiley, Muito obrigado pela correção! Suas redações e correções foram essências para mim alcançar essa pontuação. Obrigado!
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Por Ashiley
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#37307
EduardoPedro escreveu:@Ashiley, Muito obrigado pela correção! Suas redações e correções foram essências para mim alcançar essa pontuação. Obrigado!
Desculpe, não tive muito o que dizer na correção, mas a redação está muito boa mesmo. Logo, não tive muito o que falar... só elogios! :lol:
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Por Geralcinoj
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#37318
@EduardoPedro , o que tenho a ressaltar é que a sua citação de Tales foi muito flexionada muito ao seu favor, pois você fala que a ideia dele é que a origem de tudo na terra é a água. Ele é um filósofo pré-socrático, o que o torna um pensador da Arkhé (Origem). A ideia cosmológica de Tales de Mileto é que tudo surgiu da água. Eu estou destacando isso porque seria mais autêntico se destacasse a verdadeira ideia dele e destacar que você está flexionando a ideia.

Obs.: parabéns pela redação. :D

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
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Por EduardoPedro
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#37321
@Geralcinoj, Entendo... Mas eu quis citar esse pensamento de forma indireta e usando as minhas palavras para passar a ideia dele. Por isso nem coloquei aspas na frase, pois quis passar a ideia dele com as minhas palavras.

Mais obrigado pelo feedback!
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Por Anna1
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#37325
Olá, @EduardoPedro, estava lendo a sua redação e percebi uma enorme contradição nos parágrafos de desenvolvimento. Pensa comigo, se a agricultura gasta tanta água não faz sentido essa redução na oferta de alimentos, né? :? Além disso, você não comprovou que a oferta de alimentos diminui, como você sabe disso? Talvez eu esteja errada, mas, ao meu ver, ficou extremamente contraditório. :|
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Por EduardoPedro
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#37326
@Anna1, Mais Eu expliquei o porquê da redução de alimentos. Pensa comigo: Sem água não haverá a irrigação e, com isso, os alimentos (sabemos que a agropecuária é a maior responsável pelos nossos alimentos) sem a água não haverá como os alimentos serem produzidos. Sem esses alimentos as indústrias de alimentos ficaram vazias. Logo, a população não ter a meios para se alimentar, uma vez que sem alimentos nas indústrias não haverá entrega nos mercados a população terá cada vez mais dificuldade em conseguir alimentos. Eu expliquei isso com outras palavras, mas de uma maneira vem clara.
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Por EduardoPedro
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#37327
@Anna1, Quanto mais água a agropecuária desperdiçar, mais esse recurso ficará escasso e, com isso, não ter a como produzir alimentos.
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