- No filme americano," Up: Altas aventuras”, o protagonista Carl, já na terceira idade, vive sozinho, e possui uma rotina repetitiva e triste, aos 78 anos está prestes a perder sua casa em que sempre viveu com sua falecida esposa. Não distante da ficção, esse desenho revela muita mais sobre a realidade brasileira, consoante ao artigo 4° do estatuto do idoso, nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, opressão ou discriminação. No entanto, no Brasil, com o panorama de isolamento social tem evidenciado um aumento nos casos de violência contra o idoso, seja em fator do despreparo do núcleo familiar para atender as necessidades dos mais velhos, seja devido à cultura de desprezo ao processo de envelhecimento.
Mormente, convém ressaltar, que o despreparo do nicho familiar mediante as necessidades do envelhecimento é uma faceta a qual aumenta o número de casos de violência contra população senil. De acordo com o conceito de “Violência Simbólica” do sociólogo Pierre Bourdieu, o ato violento em várias nuanças afeta a vítima de formas indiretas e invisíveis. Nesse contexto, apesar de ser uma figura importante no conceito de família, por conta de sua dependência, que é gerado por fatores relacionados a doenças e afins, provoca no restante do corpo familiar impaciência quanto suas necessidades. Com isso, no contexto pandêmico brasileiro, aumentou- se os casos de violência vedada aos longevos, através de atos agressivos invisíveis como o abandono e esquecimento, logo, a impaciência e despreparo familiar pode levar até mesmo a casos mais graves, como a violência física.
Outrossim, existe na sociedade uma cultura de desprezo ao envelhecimento, que é visto pelo corpo social como um incômodo. Conforme a obra" Banalidade do mal” da filósofa alemã Hannah Arendt, as atitudes cruéis tornaram-se parte do cotidiano, e a maldade passou a ser normal entre os indivíduos. Análogo à realidade brasileira, desprende-se esse ideário está intrinsicamente ligado a estrutura sociocultural vigente, uma vez que a população senil encontra entraves para emancipação e dignidade nos últimos anos de vida. Com isso, devido à dependência economia e social ao corpo social mais jovem, os longevos se veem obrigados a conviver e não denunciar o cenário de desprezo e violência vivido por esses.
Portanto, diante dos fatos supracitados, medidas são fundamentais para mitigar a problemática. Logo, o Ministério da Saúde deve, por meio de políticas públicas de assistencialismo e atendimento psicopatológicos à classe idosa, com o objetivo de efetuar projetos de assistência medical e criação de grupos de apoio aos idosos nos centros de saúde local, mediante a capacitação de profissionais adequados, de modo a instruir as vítimas sobre a necessidade de denúncia e segurança individual. Destarte, espera-se, um Brasil que respeite as diretrizes apresentadas pelo Estatuto do idoso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.