É indiscutível que a fuga escolar deve- se a questões sociais, tais como, trabalho infantil, bullying, falta de capacitação dos professores, transporte e infraestrutura dos centros de ensino, vale lembrar que com esse distanciamento a taxa de analfabetismo funcional sofre um aumento considerável, na qual coloca em risco o desenvolvimento do país.
É notório que as questões econômicas são um forte ponto a ser tratado, pelo fato da sociedade brasileira ainda possuir um grande número de pessoas em situação de pobreza extrema, assim dificultando o acesso de crianças e adolescentes a escola, uma vez que quase obrigatoriamente tende a trabalhar, por esse fato e outros decorrente, o Estado tem obtido a terceira colocação em abandono as escolas públicas.
Diante disso, deve- se atentar a esse malefício que atingi diversos grupos na sociedade, às vezes, até obstruindo o desenvolvimento do país, visando a extinção para melhor aproveitamento da educação, logo é de grande importância que o ministério da educação, junto instituições de ensino, em concordância com os pais tentem mudar essa realidade, fazendo o possível para que os alunos não deixem de frequentar as salas de aula, desde a capacitação dos professores a apoio dos pais, pois o futuro da sociedade se constrói com mais educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.