Por fenix
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#37233
No Brasil, cerca de 6 a 12% dos estudantes deixam de finalizar o ano letivo, vale mostrar que a população brasileira é a terceira maior do mundo em evasão escolar, uma vez que diversas questões sociais e econômicas dificultam a permanência dos alunos em sala de aula.
É indiscutível que a fuga escolar deve- se a questões sociais, tais como, trabalho infantil, bullying, falta de capacitação dos professores, transporte e infraestrutura dos centros de ensino, vale lembrar que com esse distanciamento a taxa de analfabetismo funcional sofre um aumento considerável, na qual coloca em risco o desenvolvimento do país.
É notório que as questões econômicas são um forte ponto a ser tratado, pelo fato da sociedade brasileira ainda possuir um grande número de pessoas em situação de pobreza extrema, assim dificultando o acesso de crianças e adolescentes a escola, uma vez que quase obrigatoriamente tende a trabalhar, por esse fato e outros decorrente, o Estado tem obtido a terceira colocação em abandono as escolas públicas.
Diante disso, deve- se atentar a esse malefício que atingi diversos grupos na sociedade, às vezes, até obstruindo o desenvolvimento do país, visando a extinção para melhor aproveitamento da educação, logo é de grande importância que o ministério da educação, junto instituições de ensino, em concordância com os pais tentem mudar essa realidade, fazendo o possível para que os alunos não deixem de frequentar as salas de aula, desde a capacitação dos professores a apoio dos pais, pois o futuro da sociedade se constrói com mais educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Geralcinoj
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#37281
@fenix
CORREÇÃO GRAMATICAL

No Brasil, cerca de 6 a 12% dos estudantes deixam de finalizar o ano letivo. Vale mostrar que a população brasileira é a terceira maior do mundo em evasão escolar, uma vez que diversas questões sociais e econômicas dificultam a permanência dos alunos em sala de aula.
É indiscutível que a fuga escolar se deve a questões sociais, tais como(!) trabalho infantil, bullying, falta de capacitação dos professores, transporte e infraestrutura dos centros de ensino, vale lembrar que com esse distanciamento a taxa de analfabetismo funcional sofre um aumento considerável, na qual coloca em risco o desenvolvimento do país.
É notório que as questões econômicas são um forte ponto a ser tratado, pelo fato da sociedade brasileira ainda possuir um grande número de pessoas em situação de pobreza extrema, o que dificulta o (Evite gerundismo) acesso de crianças e adolescentes a escola, uma vez que quase obrigatoriamente tende a trabalhar. Por esse fato e outros decorrente, o Estado tem obtido a terceira colocação em abandono as escolas públicas.
Diante disso, deve- se atentar a esse malefício que atinge diversos grupos na sociedade, às vezes, até obstruindo o desenvolvimento do país, visando a extinção para melhor aproveitamento da educação, logo é de grande importância que o ministério da educação, junto com as instituições de ensino, em concordância com os pais, tentem mudar essa realidade, fazendo o possível para que os alunos não deixem de frequentar as salas de aula, desde a capacitação dos professores a apoio dos pais, pois o futuro da sociedade se constrói com mais educação.

Observações:
O seu texto possui alguns erros de sintaxe que deixa confuso.
Faltou os conectivos.
Evite o gerúndio quando possível.
Estude as regras de ênclise.

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Por Geralcinoj
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#37282
Introdução
Contextualização e afirmação do problema
Afirmação do problema situando na atualidade
Causas ou soluções

No Brasil, cerca de 6 a 12% dos estudantes deixam de finalizar o ano letivo, vale mostrar que a população brasileira é a terceira maior do mundo em evasão escolar, uma vez que diversas questões sociais e econômicas dificultam a permanência dos alunos em sala de aula.

Observações:
A estrutura da introdução está bastante desorganizado. É recomendado que divida as ideias do texto em períodos.
E esses dados. Qual é a fonte? Não pode simplesmente jogar dados sem citar o responsável pela pesquisa ou a instituição.
As causas abrange muito. É preciso especificar e trabalhar os desenvolvimentos nela.

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Por Geralcinoj
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#37284
Desenvolvimentos
Tópico frasal
Contextualização
Desenvolver a contextualização
Arrematação

É indiscutível que a fuga escolar deve- se a questões sociais, tais como, trabalho infantil, bullying, falta de capacitação dos professores, transporte e infraestrutura dos centros de ensino, vale lembrar que com esse distanciamento a taxa de analfabetismo funcional sofre um aumento considerável, na qual coloca em risco o desenvolvimento do país.
É notório que as questões econômicas são um forte ponto a ser tratado, pelo fato da sociedade brasileira ainda possuir um grande número de pessoas em situação de pobreza extrema, assim dificultando o acesso de crianças e adolescentes a escola, uma vez que quase obrigatoriamente tende a trabalhar, por esse fato e outros decorrente, o Estado tem obtido a terceira colocação em abandono as escolas públicas.

Observações:
Os desenvolvimentos também faltou alguns elementos de sua estrutura.

D1-Não cite outros problemas no desenvolvimento, pois no fim vai resultar em problemas que não serão trabalhados.
O hífen não tem espaço após o seu uso, como a vírgula.
Você argumenta com embasamento algum.

D2-Por que elas obrigatoriamente tendem a trabalhar? Faltou fechar a ideia.
Você novamente cita um dado que não possui fonte.

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Por Geralcinoj
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#37286
Conclusão
Conclusão e recapitulação
Proposta de intervenção
Resumo final

Diante disso, deve- se atentar a esse malefício que atingi diversos grupos na sociedade, às vezes, até obstruindo o desenvolvimento do país, visando a extinção para melhor aproveitamento da educação, logo é de grande importância que o ministério da educação, junto instituições de ensino, em concordância com os pais tentem mudar essa realidade, fazendo o possível para que os alunos não deixem de frequentar as salas de aula, desde a capacitação dos professores a apoio dos pais, pois o futuro da sociedade se constrói com mais educação.

Observações:
Não pode trazer outras ideias na conclusão. A conclusão serve para concluir, simplesmente.
Faltou o meio ou modo que irá intervir. Pode ser criativo nessa parte.
Faltou a segunda proposta de intervenção. É preciso de duas.

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Por Geralcinoj
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#37287
@fenix , recomendo que acesse o link que disponibilizei para compreender melhor os elementos da redação dissertativa-argumentativa. NÃO DESISTA. flw. :D

Obs.: se possui qualquer dúvida ou oposição, pode me marcar, certo?

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