É importante falar sobre a falta de educação sexual nas escolas, que é uma das causas que podem gerar as gestações precoces, por não ter esse tipo de aula, os adolescentes acabam ficando sem informações sobre esse assunto. Por essa falta de debate, acabam não explicando dos riscos que a gravidez pode causar no corpo de uma adolescente, como por exemplo, pode ocasionar doenças de hipertensão e diabete, além de provocar risco para o feto.
Além disso, a ausência de debate por parte da família que não fala sobre os riscos da gravidez na adolescência, não aborda essa problemática por não saber como explicar ou até mesmo achar que seu filho ou filha nunca iria engravidar. Por conta disso, o adolescente acaba abandonando os estudos, esconde a gravidez para os pais. Isso pode dificultar no mercado de trabalho, pode afetar os aspectos psicológicos e sociais.
Cabe o Ministério da Educação junto com as escolas promover programas, debates sobre a gravidez na adolescência, abordar com frequência sobre educação sexual nas escolas, e comunidades. O Ministério de Saúde aplicar programas para acompanhar as mães adolescentes durante toda a fase de gestação. E a família debater sobre esse assunto, explicar os riscos que pode ter, e dar apoio aos filhos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.