Por TaciaHellen
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A partir dos anos 2000, quando as tecnologias tornaram-se mais acessíveis e desenvolvidas, pode-se perceber o mundo econômico e social sendo transformado. Nesse contexto, o uso da tecnologia na educação tornou-se de extrema importância, pois é necessária a existência de um sistema educacional pronto para esse novo cenário. Ao mesmo tempo que, na educação brasileira, a introdução dessas novas ferramentas ainda representa um desafio. Nessa perspectiva, é necessário avaliar a causa e as consequências dessa problemática.
O desafio que o Brasil enfrenta para introduzir o uso da tecnologia em seu sistema educacional está diretamente relacionado com a condição socioeconômica da população. Dados do TIC educacional 2019 ilustram bem essa questão quando apontam que cerca de 40% dos estudantes de escola pública não possuem computadores em casa. Além da própria condição dos estudantes, ainda existe o problema da falta de recursos no sistema de ensino público. Nesse cenário, torna-se muito difícil integrar a tecnologia à educação de forma eficiente e inclusiva.
Diante dessa problemática, os estudantes acabam por enfrentar uma série de consequências, sendo uma delas a falta de preparo para o mercado de trabalho que tem exigido profissionais cada vez mais capacitados em relação ao uso de tecnologias. Desde a primeira revolução industrial, entre os séc. XVIII e XIX, os meios de produção vem inovando-se, de modo que, atualmente, na era industrial mais tecnológica, se o futuro profissional não tiver uma educação integrada com as novas tecnologias, ele enfrentará uma grande dificuldade para se adaptar e conseguir um emprego.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para solucionar os desafios no uso de tecnologias na educação. Desse modo, é necessário que o Ministério da Educação distribua equipamentos nas escolas e para estudantes necessitados através de um plano de ação pelo país, de maneira a facilitar a existência de uma educação integrada ao uso de tecnologias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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