O desafio que o Brasil enfrenta para introduzir o uso da tecnologia em seu sistema educacional está diretamente relacionado com a condição socioeconômica da população. Dados do TIC educacional 2019 ilustram bem essa questão quando apontam que cerca de 40% dos estudantes de escola pública não possuem computadores em casa. Além da própria condição dos estudantes, ainda existe o problema da falta de recursos no sistema de ensino público. Nesse cenário, torna-se muito difícil integrar a tecnologia à educação de forma eficiente e inclusiva.
Diante dessa problemática, os estudantes acabam por enfrentar uma série de consequências, sendo uma delas a falta de preparo para o mercado de trabalho que tem exigido profissionais cada vez mais capacitados em relação ao uso de tecnologias. Desde a primeira revolução industrial, entre os séc. XVIII e XIX, os meios de produção vem inovando-se, de modo que, atualmente, na era industrial mais tecnológica, se o futuro profissional não tiver uma educação integrada com as novas tecnologias, ele enfrentará uma grande dificuldade para se adaptar e conseguir um emprego.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para solucionar os desafios no uso de tecnologias na educação. Desse modo, é necessário que o Ministério da Educação distribua equipamentos nas escolas e para estudantes necessitados através de um plano de ação pelo país, de maneira a facilitar a existência de uma educação integrada ao uso de tecnologias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.