Por Anabea123
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"No meio do caminho tinha uma pedra , tinha uma pedra no meio do caminho ". De maneira análoga ao tenho de carlos Drummond de Andrade é possível estabelecer uma relação entre essa perspectiva e os desafios para se combater o tabagismo no Brasil. Nesse sentido, é lícito afirmar que o uso de cigarro e a negligência governamental afeta o exposto.
Sob esse viés, o uso de cigarro causa dependência química, doenças e pode-se levar até a morte,visto que aproximadamente 428 pessoas morrem por dia no Brasil. Logo, o tabaco Mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano . Consequentemente, os não-fumantes expostos ao fumo passivo têm um risco maior de desenvolver doenças e são os que mais sofrem.
Outrossim, é imperativo pontuar a negligência governamental interfere como agravante da problemática supracitada. 90% de casos de câncer de pulmão são em fumantes, o marketing de cigarros atrai crianças e jovens, visto que os cigarros são vendidos e expostos juntos as balas, doces,brinquedos e outros produtos direcionados às crianças. Por conseguinte, a falta de campanha contra o cigarro afeta não só os adultos, mas os jovens.
Infere -se, portanto, que deve-sr tomar medidas para combater o tabagismo no Brasil. É preciso que o governo junto com o ministério da saúde faço campanhas contra o cigarro ,por meio de palestras, propagandas,entre outros, afim de conscientizar as pessoas que o cigarro prejudica a saúde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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