Enfim, aqui temos alguns dados da Organização Mundial da Saúde que mostram o quanto esse problema atinge a sociedade: 80% dos adolescentes não praticam exercícios com frequência, 1,4 bilhão de adultos correm risco de desenvolver doenças pela falta de atividade física. No Brasil não é diferente, porque apresenta a quinta maior taxa entre os países nos quais a população não possui uma boa disposição física.
Contudo está cada vez mais complicado de reduzir esses altos índices de sedentarismo. Uma das justificativas para a complicação dessa barreira que tem a sociedade é; a tecnologia. Segundo um professor da Universidade Federal de Minas Gerais seus alunos que usam excessivamente seus celulares e outros aparelhos perdem capacidades físicas e motoras, às vezes até inteligências básicas.
Com o intuito de achar soluções para esse confronto, primeiramente a iniciativa deve vir de casa, com os familiares incentivando um ao outro a começar a prática de atividades físicas. Interessante também seria o Ministério da Educação junto com o Ministério do Esporte tornarem mais atrativas essas práticas para crianças e adolescentes, dessa forma criando uma cultura no país mais preocupada com essa questão e com sua própria vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.