Por Leticiaaa
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#37165
Infelizmente, sabemos que no Brasil os casos de racismo são cada vez mais persistentes. Essa interiorização de raça acontece desde antes do descobrimento do nosso país, onde conteve 388 anos de escravidão.
Atualmente, muitas pessoas ainda menosprezam o negro por conta de um terrível acontecimento histórico do passado. A todo momento negros são proibidos de entrarem em determinados lugares, são humilhados e até mesmo assassinados.
César Jihad dizia: "O racismo é a prova de quanto ainda somos primitivos". Por meio desta frase, podemos perceber que o racismo parte de uma certa ignorância, que infelizmente tira muitas vidas.
Com base nos fatos mencionados, conclui-se que é necessário que o poder Legislativo do Brasil reforce as leis contra o racismo, fazendo com que esses agressores fiquem por mais tempo em uma prisão, ao invés de somente 4 anos. Outra forma de intervir nesse problema, é apoiarmos mais a cultura negra e darmos mais voz à essas pessoas que precisam se expressar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 50

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 50

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por Rachex
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#37174
Vou pontuar rapidamente, para mas tentarei ser o mais coerente possível.
Competência 1: acontece "desde antes" você poderia colocar que acontece antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Dando mais consistência e mostrando uma maior bagagem de conhecimento. Gostaria também de pontuar que o racismo no Brasil, só foi introduzido com a chegada dos português. Você no texto afirma que antes, já havia racismo na sociedade Brasileira. Tirando isso, boa linguagem. Mostra um domínio na escrita.
Competência 2: infelizmente, você não entendeu a proposta. O avaliador espera que você desenvolva a sua opinião no desenvolvimento, e não consegui ver isso no seu texto. Além do que, o tema é a "persistência do rascimo no Brasil" você conta ao leitor que há o fascismo, mas não consegue formar uma opinião há respeito disso no texto.
Competência 3: você mostra conhecer o assunto, parece saber o que escrever, mas não consegue organizar seus pensamentos. Ainda assim, o texto nos coloca a refletir sobre o que veem acontecendo na sociedade. Gostei muito da frase que você usou, realmente soube emprega-la no texto.
Competência 4: Ao final do desenvolvimento, é aconselhável já ter demonstrado sua opinião, em seguida, começando a formular sua proposta de intervenção. Você emprega a frase, tem o gancho para dizer sua opinião sobre isto, mas foge disto. O desenvolvimento acabou, e eu como leitora não consegui saber sua opinião sobre o problema.
Competência 5: A proposta de redação é "a PERSISTÊNCIA do racismo no Brasil". Nesta competência o avaliador quer uma solução para este problema, "Por que ainda há rascimo no Brasil?" "Porque mesmo com as leis já existentes, ele ainda continua persistente" só você conseguindo responder com propriedade isto, que conseguirá realmente propor uma intervenção efetiva. Pois já existem leis, então o que você põem de novo?. Você disse sobre apoiar mais os negros. Mas apoiar como? Como isso reflete em quem comete o racismo? Porque podemos falar, mas o outro irá ouvir?. Tenho um exemplo de proposta (ex: introduzir desde cedo nas escolas, aulas de histórias afroculturais. Introduzir psicologia para desde cedo acabar com o racismo incutido nos jovens, mostrando que todos somos iguais, mesmo com características diferentes).
Espero ter ajudado xx bons estudos!
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