Verifica-se que no Brasil há uma baixa qualidade no ensino,onde os alunos são os mais prejudicados e enfrentam dificuldades de aprendizagem,tudo isso se transforma em sérias preocupações no ambiente escolar;os motivos para o abandono variam de acordo com o nível de ensino,como no ensino médio,que a causa pode ser a falta de interesse e o conteúdo descontextualizado.
Ainda convém lembrar que a situação econômica influência no abandono escolar.Para ajudar a pagar as despesas de casa,ou ter autonomia financeira,muitos começam a trabalhar sem ter completado os estudos e também há aqueles que tentam conciliar trabalho com atividaes escolares,mas acabam não conseguindo e decidem escolher o trabalho.
É fundamental que o Governo e a escola,juntos,avaliem cada aluno para perceber se existe neles uma tendência para essa situação.Também deve ter mais investimento nas redes de ensino,modificar aulas para serem mais interativas, e os alunos receberem acompanhamento com psicólogos e conselheiros,não menos importante sempre receber apoio familiar para que possa ter reforços em casa,fazendo assim com que as adversidades sejam solucionadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.