expressão e religião como direitos humanos, sendo o Brasil um Estado laico. Entretanto, a pluralidade de religiões existentes vêm causando uma intensa intolerância referente aos numerosos meios de culturas. Dessa forma, destacam-se: à falta de educação desses indivíduos, como também à negligência penal, influenciadores de tal problemática.
Antes de mais nada, vale observar à escassa educação religiosa doada pela família para os seus filhos. De acordo com a ideia de virtude intelectual elaborada por Aristóteles, o homem não nasce virtuoso, ele torna-se hábito a receber essa virtude através de diálogos e reflexões que o induz ao conhecimento. Todavia, não notamos conversas acerca das religiões no todo, pelo contrário, vê-se a adoção de somente uma e sua indução aos filhos que àquela é a única que deve ser seguida, infringindo totalmente a liberdade de escolha do indivíduo e o privando de conhecer outras. Desse modo, vê-se gerações presas num pensamento singular e etnocêntrico causado pela falta de tolerância partida, inicialmente, de sua própria casa.
Ademais, convém comentar o descaso dado nas delegacias enquanto tal crime invasivo. De acordo com depoimentos de líderes religiosos apurados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, em janeiro de 2020, é comprovado o desleixo da polícia com uma líder da umbanda que em exemplo, dizia ouvir barulhos de pedras no seu telhado toda vez que tentava praticar sua religião, lamentando ela falou
que acionou o 190 e não teve êxito, pois apenas disseram que iriam colocar na lista de casos para visitar. Desse modo, é inegável a perpetuação de futuras agressões e ofensas a essa líder e vários outros de distintas religiões, tendo em vista tal abandono.
Portanto, para que se tenha uma maior influência da educação religiosa e leis atentas no Brasil, cabe às escolas junto ao Governo, promoverem campanhas com o tema central: "intolerância não", estas ocorrerão por meio de palestras nas escolas e repercussões pela mídia acerca do tema, não somente isso, mas também vale abrir espaços para apresentações culturais dessas religiões, podendo estas serem expressas através da música, dança, teatro, afins. Somente assim, poderemos amenizar tal óbice.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.