Avatar do usuário
Por Andree
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36883
A constituição federal prevê a liberdade de
expressão e religião como direitos humanos, sendo o Brasil um Estado laico. Entretanto, a pluralidade de religiões existentes vêm causando uma intensa intolerância referente aos numerosos meios de culturas. Dessa forma, destacam-se: à falta de educação desses indivíduos, como também à negligência penal, influenciadores de tal problemática.

Antes de mais nada, vale observar à escassa educação religiosa doada pela família para os seus filhos. De acordo com a ideia de virtude intelectual elaborada por Aristóteles, o homem não nasce virtuoso, ele torna-se hábito a receber essa virtude através de diálogos e reflexões que o induz ao conhecimento. Todavia, não notamos conversas acerca das religiões no todo, pelo contrário, vê-se a adoção de somente uma e sua indução aos filhos que àquela é a única que deve ser seguida, infringindo totalmente a liberdade de escolha do indivíduo e o privando de conhecer outras. Desse modo, vê-se gerações presas num pensamento singular e etnocêntrico causado pela falta de tolerância partida, inicialmente, de sua própria casa.

Ademais, convém comentar o descaso dado nas delegacias enquanto tal crime invasivo. De acordo com depoimentos de líderes religiosos apurados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, em janeiro de 2020, é comprovado o desleixo da polícia com uma líder da umbanda que em exemplo, dizia ouvir barulhos de pedras no seu telhado toda vez que tentava praticar sua religião, lamentando ela falou
que acionou o 190 e não teve êxito, pois apenas disseram que iriam colocar na lista de casos para visitar. Desse modo, é inegável a perpetuação de futuras agressões e ofensas a essa líder e vários outros de distintas religiões, tendo em vista tal abandono.

Portanto, para que se tenha uma maior influência da educação religiosa e leis atentas no Brasil, cabe às escolas junto ao Governo, promoverem campanhas com o tema central: "intolerância não", estas ocorrerão por meio de palestras nas escolas e repercussões pela mídia acerca do tema, não somente isso, mas também vale abrir espaços para apresentações culturais dessas religiões, podendo estas serem expressas através da música, dança, teatro, afins. Somente assim, poderemos amenizar tal óbice.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Andree
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36884
@EduardoPedro suas correções sempre são as melhores!! se puder dá uma olhadinha nessa 🙆🏻‍♂️
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36891
@Andree, Olá! Tudo bem? Me chamo.... Acho que já sabe o que eu iria falar kkkk Mas bem, vamos lá?

1 - INTRODUÇÃO
A constituição federal (1) prevê a liberdade de expressão e religião como direitos humanos, sendo o Brasil um Estado laico. Entretanto, a pluralidade de religiões existentes vêm causando uma intensa intolerância referente aos numerosos meios de culturas. Dessa forma, (2)destacam-se: à falta de educação desses indivíduos, como também à negligência penal, influenciadores de tal problemática.

(1) Você deveria por as inicias maiúsculas. Assim: Constituição Federal.
(2) Para um melhor entendimento, você deveria adicionar isso após o "Dessa forma," (duas causas destacam-se:). Concorda comigo que ficaria melhor?

Comentário: Sua introdução está ótima. Contém todosos critérios exigidos. (Só achei muito curta). Mas está ótima!

2 - DESENVOLVIMENTO 1
Antes de mais nada, vale observar à escassa educação religiosa doada pela família para os seus filhos. De acordo com a ideia de virtude intelectual (1) elaborada por Aristóteles, o homem não nasce virtuoso, ele torna-se hábito a receber essa virtude através de diálogos e reflexões que o induz ao conhecimento. Todavia, não notamos conversas acerca das religiões no todo, pelo contrário, vê-se a adoção de somente uma e sua indução aos filhos que àquela é a única que deve ser seguida, infringindo (2) totalmente a liberdade de escolha do indivíduo e o privando de conhecer outras. Desse modo, vê-se gerações presas num pensamento singular e etnocêntrico causado pela falta de tolerância partida, inicialmente, de sua própria casa.

(1) Faltou aspas aqui para destacar essa ideias e, logo após, uma vírgula. Assim: "Virtude intelectual,".
(2) O correto seria: "infligindo".
Comentário: Ótimo desenvolvimento! Boa argumentação, um ótimo repertório sociocultural produtivo e pertinente ao tema. Além disso, possui uma ótima organização. Bom parágrafo!
3 - DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, convém comentar o descaso dado nas delegacias enquanto tal crime invasivo (1). De acordo com depoimentos de líderes religiosos apurados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, em janeiro de 2020, é comprovado o desleixo da polícia com uma líder da umbanda que em exemplo, dizia ouvir barulhos de pedras no seu telhado toda vez que tentava praticar sua religião, lamentando ela falou que acionou o 190 e não teve êxito, pois apenas disseram que iriam colocar na lista de casos para visitar. Desse modo, é inegável a perpetuação de futuras agressões e ofensas a essa líder e vários outros de distintas religiões, tendo em vista tal abandono.

(1) Essa parte ficou confusa (difícil de eu entender).

Comentário: Seu desenvolvimento ficou bom. No entanto, seu repertório ficou muito extenso e sua argumentação muito resumida (pequena).

Dica: Tente resumir seu repertório o máximo possível. Que de pra passar a ideia dele e você argumentar melhor. Assim, será mais fácil de entender suas ideias (ponto de vista).

4 - CONCLUSÃO
Portanto, para que se tenha uma maior influência da educação religiosa e leis atentas no Brasil (EFEITO/FINALIDADE), cabe às escolas junto ao Governo (AGENTE), promoverem campanhas com o tema central: "intolerância não" (AÇÃO), estas ocorrerão por meio de palestras nas escolas e repercussões pela mídia acerca do tema (MEIO/MODO), não somente isso, mas também vale abrir espaços para apresentações culturais dessas religiões, podendo estas serem expressas através da música, dança, teatro, afins (DETALHAMENTO). Somente assim, poderemos amenizar tal óbice.

Comentário: Ótima proposta de intervenção. Completa e bem detalhada. 200 na C5.

Comentário final: Sua proposta de intervenção lembrou muito o estilo da minha rsrs principalmente a parte: cabe às escolas junto ao Governo, promoverem campanhas com o tema central: "intolerância não".

Eu sempre faço isso kkk Tipo, crio um nome pra algum projeto também kkk

Minha redação estava com a nota 1000, nas venho um indivíduo e tirou nota de todas as competências sem nem explicar. Mas nem tive erros... Minha redação sobre violência policial contra negros no Brasil. Meu estivo de proposta foi assim como o seu... Por isso gostei muito kkk Vou dar 201 pra sua proposta kkkk

Espero ter ajudado de alguma forma. E obrigado pelo elogio na marcação...


Bons estudos!
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36892
@Andree,

:!: ATENÇÃO: :!:

Aqui está minha pontuação de forma resumida:

C1

160 = Aqueles desvios gramaticais que apontei + os errinhos que destaquei. (Mas saiba que vice foi excelente) Espero que se atenta a isso e melhore sempre.

C2

200 = Ótimos repertórios legitimados e produtivos, e una ótima compressão do tema.

C3

180 = No D2 você não organizou muito, pois seu repertório tomou conta de saúde todo o parágrafo, deixando sua argumentação quase nula.

C4

200 = Bom uso de anexos, conectivos e sem repetições.

C5

200 = Ótima proposta de intervenção. Bem detalhada e organizada.


Caso tenha dúvida de algum apontamento pode me marcar, pois não sou um corretor profissional. Fico até feliz que tenha gostado do meu estilo de correção...
0
Avatar do usuário
Por Andree
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36897
@EduardoPedro, Obrigado mais uma vez. Me inspirei na sua proposta de intervenção mesmo pra fazer essa :D :D

.No que se refere a sua redação, eu dei uma olhadinha nela esses dias.. achei perfeita, não entendi também as notas do indivíduo kkkk isso já aconteceu em algumas das minhas redações também aqui no app, não faz o menor sentido. Já venho falando desde sempre que deveria ter uma exigência de explicar as notas, pq assim as pessoas iriam saber onde erraram né? Mas enfim..

Aguardo novas correções suas irmão 😉
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36898
@Andree, Que honra minha redação servir de inspiração para alguém rsrs

Se precisar é só marcar! Anseio por mais textos seus e espero a sua nota 1000! :D
0
Avatar do usuário
Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#36921
Andree escreveu:@Ashiley, @Anna1, @Jeniffeeee mais uma 😁, se conseguirem dá uma olhada..
Assim que possível ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#37213
Andree escreveu:@Ashiley, @Anna1, @Jeniffeeee mais uma 😁, se conseguirem dá uma olhada..
Olá, @Andree, tinha outra redação sua para corrigir, mas como essa é a mais recente, corrigirei essa no lugar da outra que você me marcou, ok? ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
91 Exibições
por biam
0 Respostas 
79 Exibições
por BellaFelix
0 Respostas 
78 Exibições
por soiane
0 Respostas 
51 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
60 Exibições
por m1r3l4
1 Respostas 
141 Exibições
por outsiderXXX
0 Respostas 
66 Exibições
por namu
3 Respostas 
431 Exibições
por FernandaCSo
0 Respostas 
146 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
71 Exibições
por Eduarda3456

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM