É relevante abordar, primeiramente, que o prejulgamento social é uma das razões pela qual o problema persiste. Segundo o dicionário de língua portuguesa, Aurélio, a palavra preconceito significa o conceito ou uma opinião previamente concebida. Em outras palavras, trata-se de um juízo feito sobre um indivíduo ou grupo social antes de qualquer experiência. O preconceito age a partir de uma simplificação, estabelecendo categorizações sociais através da criação de estereótipos, tais quais os percebidos na questão dos grupos marginalizados socialmente, que apesar de serem a maioria em números absolutos, ainda sofrem preconceito na sociedade sendo, muitas vezes, humilhados por não poderem acessar serviços públicos.
Ademais, o sentimento de superioridade é causa secundária da questão. Nesse sentido, Alfred Adler, psiquiatra escocês que fora seguidor de Freud, mostra em sua teoria da Psicologia Individual, que os seres humanos são egoístas, principalmente, quando investidos de interesse social. Tal afirmação se faz presente nas classes de minorias sociais, uma vez que, notoriamente, alguns indivíduos possuem privilégios em detrimento de outros, ocasionando a categorização da normatização pelos padrões elitistas, dificultando assim, o combate ao preconceito direcionado à essas classes.
Por fim, medidas são necessárias para a resolução do cenário. O Ministério da Educação deve, por meio das escolas e universidades, criar um projeto social educacional que trate do preconceito em relação aos grupos discriminados no Brasil. Tal projeto tem de visar o ensino de matérias, com eventos extraclasse, que conscientizem os indivíduos sobre os perigos e as consequências negativas que a temática traz para a vida em comunidade, com o fito de promover a igualdade, a justiça e o desenvolvimento social. Somente assim, a afirmação de Augusto Cury consumará todo sentido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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