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Por Veronica123
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#36757
“O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças”. Essa afirmação de Augusto Cury, renomado escritor brasileiro, reflete o texto do princípio constitucional da igualdade quando diz que se deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades. No entanto, tal pensamento não se confirma no Brasil, posto que, diversos grupos como as classes minoritárias são submetidas a constante discriminação. É de suma importância compreender, portanto, que o preconceito social e o sentimento de superioridade são causas notórias da questão.

É relevante abordar, primeiramente, que o prejulgamento social é uma das razões pela qual o problema persiste. Segundo o dicionário de língua portuguesa, Aurélio, a palavra preconceito significa o conceito ou uma opinião previamente concebida. Em outras palavras, trata-se de um juízo feito sobre um indivíduo ou grupo social antes de qualquer experiência. O preconceito age a partir de uma simplificação, estabelecendo categorizações sociais através da criação de estereótipos, tais quais os percebidos na questão dos grupos marginalizados socialmente, que apesar de serem a maioria em números absolutos, ainda sofrem preconceito na sociedade sendo, muitas vezes, humilhados por não poderem acessar serviços públicos.

Ademais, o sentimento de superioridade é causa secundária da questão. Nesse sentido, Alfred Adler, psiquiatra escocês que fora seguidor de Freud, mostra em sua teoria da Psicologia Individual, que os seres humanos são egoístas, principalmente, quando investidos de interesse social. Tal afirmação se faz presente nas classes de minorias sociais, uma vez que, notoriamente, alguns indivíduos possuem privilégios em detrimento de outros, ocasionando a categorização da normatização pelos padrões elitistas, dificultando assim, o combate ao preconceito direcionado à essas classes.

Por fim, medidas são necessárias para a resolução do cenário. O Ministério da Educação deve, por meio das escolas e universidades, criar um projeto social educacional que trate do preconceito em relação aos grupos discriminados no Brasil. Tal projeto tem de visar o ensino de matérias, com eventos extraclasse, que conscientizem os indivíduos sobre os perigos e as consequências negativas que a temática traz para a vida em comunidade, com o fito de promover a igualdade, a justiça e o desenvolvimento social. Somente assim, a afirmação de Augusto Cury consumará todo sentido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Por Ashiley
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#36870
Veronica123 escreveu:@Ashiley Oii, poderia corrigir minha redação, por favor?
Claro!
0
Por Ashiley
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#37882
@Veronica123

:arrow: Introdução: sua introdução possui todos os elementos requisitados: estratégia de abertura, problematização e tese. Mas uma dica: deixe-a mais simples, não insira tantas coisas, faça o necessário!

:arrow: desenvolvimento 1: muito bom, bem organizado, possui uma ordem de inserir cada coisa. Possui tópico frasal, repertório e argumentação, mas argumente mais fortemente.

:arrow: desenvolvimento 2: muito bom também, possui organização. Digo o mesmo do parágrafo anterior!

:arrow: Conclusão: está completa, muito bem organizada e elaborada. Possui todos os elementos necessários e uma retomada do repertório da introdução no final, o que deixa sua redação cíclica. Ótimo!

Seu texto está bom, você tem uma ótima noção de como fazer uma redação modelo ENEM. Porém, melhore no que disse anteriormente que são pouquíssimas coisas, mas podem fazer diferença. É isso, sucesso!

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