Inicialmente, segundo o historiador Pedro Rennó, a mídia é a principal responsável pelo consumismo. Nesse sentido, entende-se que os veículos comunicativos influenciam os jovens a comprarem mercadorias mesmo sem precisarem delas, não apenas, mas principalmente, por intermédio de propagandas, acarretando em um aumento do consumo exagerado no decorrer dos anos. Tendo em vista isso, é inadmissível que os meios de comunicação não mudem sua postura perante tal impasse.
Entretanto, os problemas não estão apenas nas causas do consumismo, já que estão muito presentes em suas consequências. De acordo com o biólogo conhecido como Jubilut, o consumo exacerbado aumenta drasticamente a produção de lixo. Acerca disso, é importante pontuar que o acúmulo desses descartes sem tratamento adequado ocasiona na poluição do solo, pois eles muitas vezes liberam substâncias tóxicas, as quais danificam a terra seriamente. Tendo em mente a informação supracitada, é inaceitável que não haja uma melhora em relação a tal triste realidade.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Para que haja menos consumismo por parte dos jovens, a mídia, a qual tem bastante poder de influência, deve passar a estimular os adolescentes a comprarem produtos apenas quando estão realmente precisando, por meio de uma grande mudança nas propagandas para TV, as quais passarão a ser menos manipuladoras. Somente assim, a Terra não ficará igual a do filme Wall-e.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.