Por Alvaro2311
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36724
No filme Wall-e, a Terra se tornou um enorme lixão, por conta do consumismo exacerbado dos seres humanos. Infelizmente, fora das telas, muitas pessoas, principalmente jovens, também consomem muito mais produtos do que realmente precisam. Tal impasse tem como principal causa a influência negativa dos meios de comunicação e possui como consequência o acúmulo de lixo.

Inicialmente, segundo o historiador Pedro Rennó, a mídia é a principal responsável pelo consumismo. Nesse sentido, entende-se que os veículos comunicativos influenciam os jovens a comprarem mercadorias mesmo sem precisarem delas, não apenas, mas principalmente, por intermédio de propagandas, acarretando em um aumento do consumo exagerado no decorrer dos anos. Tendo em vista isso, é inadmissível que os meios de comunicação não mudem sua postura perante tal impasse.

Entretanto, os problemas não estão apenas nas causas do consumismo, já que estão muito presentes em suas consequências. De acordo com o biólogo conhecido como Jubilut, o consumo exacerbado aumenta drasticamente a produção de lixo. Acerca disso, é importante pontuar que o acúmulo desses descartes sem tratamento adequado ocasiona na poluição do solo, pois eles muitas vezes liberam substâncias tóxicas, as quais danificam a terra seriamente. Tendo em mente a informação supracitada, é inaceitável que não haja uma melhora em relação a tal triste realidade.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Para que haja menos consumismo por parte dos jovens, a mídia, a qual tem bastante poder de influência, deve passar a estimular os adolescentes a comprarem produtos apenas quando estão realmente precisando, por meio de uma grande mudança nas propagandas para TV, as quais passarão a ser menos manipuladoras. Somente assim, a Terra não ficará igual a do filme Wall-e.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Alvaro2311
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36728
@Matadora obg pela correção, mas vc pode me explicar pq eu perdi ponto na C1? :D
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36820
@Alvaro2311, Olá! Tudo bem? Me chamo Eduardo, e eu vou corrigir essa sua redação pra explicar minha nota. Vamos lá?

1 - INTRODUÇÃO
No filme Wall-e (1), a Terra (2) se tornou um enorme lixão, (3) por conta do consumismo exacerbado dos seres humanos. Infelizmente, fora das telas, muitas pessoas, principalmente jovens, também consomem muito mais produtos do que realmente precisam. Tal impasse tem como principal causa a influência negativa dos meios de comunicação e possui como consequência o acúmulo de lixo.

(1) Tem que por aspas no nome do filme.
(2) Esse "T" deve ser maiúsculo.
(3) Vírgula desnecessária.

Comentário: Sua introdução está boa. Apresenta todos os critérios exigidos.

2 - DESENVOLVIMENTO 1
Inicialmente, segundo o historiador Pedro Rennó, a mídia é a principal responsável pelo consumismo. Nesse sentido, entende-se que os veículos (1) comunicativos influenciam os jovens a comprarem mercadorias mesmo sem precisarem delas, não apenas, mas principalmente, por intermédio de propagandas, acarretando em um aumento do consumo exagerado no decorrer dos anos. Tendo em vista isso, é inadmissível que os meios de comunicação não mudem (2) sua postura perante tal impasse.

(1) Ao invés de "veículos" você poderia ter colocado "meios comunicativos".
(2) Não entendi. Os meios comunicativos não devem mudar sua postura? Eles não têm que mudar para assim haver uma resolução desse impasse?

Comentário: Seu desenvolvimento 1 ficou bom. No entanto, não seguiu a ordem mais aconselhável: tópico frasal, repertório e contextualização. Bem dizer seu tópico frasal foi o repertório, e isso ficou muito misturado, impedindo assim um melhor entendimento.

:!: ATENÇÃO: :!:

:?: Tópico frasal= Você vai expor seu primeiro ponto de vista diante desse problema, ou seja, o que você vai defender nesse parágrafo.

:?: Repertório sociocultural: Aqui você irá citar um dado, fazer uma alusão à um livro, filme, música, etc. (Que tenha haver com o tema).

:?: Contextualização: Aqui você irá contextualizar sua tese encima desse repertório o tornando produtivo.


Entretanto (1), os problemas não estão apenas nas causas do consumismo, já que estão muito presentes em suas consequências. De acordo com o biólogo conhecido como Jubilut, o consumo exacerbado aumenta drasticamente a produção de lixo. Acerca disso, é importante pontuar que o acúmulo desses descartes sem tratamento adequado ocasiona na poluição do solo, pois eles muitas vezes liberam substâncias tóxicas, as quais danificam a terra seriamente. Tendo em mente a informação supracitada, é inaceitável que não haja uma melhora em relação a tal triste realidade.

(1) Isso é uma oração coordenada sindética adversativa, ou seja, da a ideia de oposição. Por isso, ao invés desse termo você deveria por um conectivo aditivo do tipo: Ademais, Outrossim, Além disso, etc. Faria mais sentido com o contexto.

Comentário: Tirando o erro que eu citei o seu D2 estou bom.

4 - CONCLUSÃO

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o problema. Para que haja menos consumismo por parte dos jovens, a mídia, a qual tem bastante poder de influência (AGENTE), deve passar a estimular os adolescentes a comprarem produtos apenas quando estão realmente precisando (AÇÃO), por meio de uma grande mudança nas propagandas para TV (MEIO/MODO), as quais passarão a ser menos manipuladoras( EFEITO/FINALIDADE). Somente assim, a Terra terra não ficará igual a do filme Wall-e.

Comentário final: Sua conclusão não cumpre os requisitos exigidos (AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, DETALHAMENTO E EFEITO/FINALIDADE).

Melhore nos pontos que mencionei que seu 1000 será garantido.

Bons estudos!
0
Por Alvaro2311
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36845
@EduardoPedro, obg pela correção. No entanto, preciso explicar algumas coisas na minha red.

Introdução
-eu coloquei T maiúsculo em Terra

D1
-eu usei a expressão "veículos comunicativos", a qual não está errada, pois eu já tinha escrito "meios de comunicação" anteriormente.

-Vc n entendeu meu último período, pois não deve ter lido a palavra inadmissível ou não deve saber seu significado.

-Não usei o tópico frasal, pois estou tendo dificuldade de escrever meu texto em 30 linhas (não consigo fazer a letra muito pequena). Tentei experimentar fazer a red sem tópico frasal no D1.

D2

-Outrossim não encaixaria bem no início do meu parágrafo ( Ficaria sem sentido)

Conclusão
-Eu detalhei meu agente e meu meio/modo, vc pode até n ter gostado da minha proposta, mas...

-"as quais passarão a ser menos manipuladoras" não é efeito/finalidade

Obg pela correção :)
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36849
@Alvaro2311, Sobre a "T" na introdução o corretor escreveu errado. O "T" deve ser minúsculo.

Sobre o período que você colocou inadmissível, eu entendi muito bem, mas não tenho culpa se você não soube esclarecer muito bem as suas ideias.

Sobre a conclusão, mesmo que aquilo seja o detalhamento, ele foi muito fraco e não esclareceu muito. Além disso, sua proposta continuará sem o EFEITO/FINALIDADE, com isso, continuará com a mesma nota, pois não é porque eu não goste de uma coisa que eu vou diminuir a nota. O certo é o certo...

Sobre a quantidade de linhas, eu não tenho culpa disso. Se você não copia com letras menores é evidente que seu texto terá dificuldades em ser entendido como se deve.

Sobre o "Outrossim", faria todo sentindo sim. A não ser que você não saiba do significado desta palavra.

A única coisa que eu concordei com você nesse apontamentos foi sobre os "veículos comunicativos". De resto, você tem melhorar.

Caso ainda divide de mim, peço que visite a aba "Matérias de apoio" aqui na plataforma. E reveja as informações.


Grato.
0
Por Alvaro2311
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36878
@EduardoPedro, Não vou discutir. Terra (planeta) se escreve com letra maiúscula.

"Outrossim" tem ideia de adição para eu adicioná-lo precisaria mudar todo o meu primeiro período do C2

Pelo jeito vc n leu direito o período com o "inadmissível"(algo que não é aceitável). Eu basicamente disse que é necessário que a mídia mude sua postura, só que com outras palavras.

N estava te culpando em relação ao tópico frasal, só estava me explicando.

O efeito/finalidade é "Para que haja menos consumismo por parte dos jovens".

Caso ainda ache que Terra (PLANETA) se escreve com letra minúscula, peço que consulte um bom dicionário para esclarecer suas dúvidas. :D

Agradeço sua correção.

Desculpa, se te ofendi de alguma forma :D
0
Por Alvaro2311
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36879
@Jeniffeeee, Obg Jeniffeeee, adoro suas correções :D . Até olho suas redações para melhorar as minhas, vc escreve mt bem.
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36882
@Alvaro2311,

Depois de uma breve pesquisa descobri que realmente o nome "Terra" se escreve com a inicial maiúscula. Perdão!

E sobre a conclusão, eu não reparei no EFEITO/FINALIDADE no início, pois é a primeira vez que eu vejo esse elemento no início. Por isso, nem prestei atenção. Vou repor essa nota de volta.

Bem, é isso. Não sou um corretor profissional. Corrigi sua redação de acordo com o meu conhecimento obtido até agora. Mas afinal, somos seres humanos e, por isso, somos suscetíveis a falhas.

Nas suas próximas redações (se ms marcar) não ocorrerá mais esses erros.

Vlw
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O consumismo e seus impactos ambientais
por PaolaMR    - In: Outros temas
0 Respostas 
192 Exibições
por PaolaMR
o consumismo e a consciência ambiental.
por lululuana    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por lululuana
11 Respostas 
553 Exibições
por JChaves2021
0 Respostas 
128 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
96 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
104 Exibições
por naiarafp
0 Respostas 
107 Exibições
por AmandaUkichi
A felicidade provida do consumismo FUVEST
por isabellenr    - In: Outros temas
1 Respostas 
64 Exibições
por isabellenr
Os impactos causados pelo consumismo no Brasil
por Raylanex    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por Raylanex
3 Respostas 
211 Exibições
por OlrenBeat

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM