O Sistema Único de Saúde tem trazido, de forma integral, vários benefícios à população. O documentário “SUS: 30 anos” produzido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), retrata a importância do sistema de saúde pública e gratuita brasileiro ao apontar as suas áreas de atendimento -física, psicológica e social-, além da atuação, que abrange desde campanhas de vacinação a transplante de órgãos. Isso mostra que esse sistema público de saúde é eficaz, uma vez que disponibiliza prevenção e tratamento de doenças, de maneira completa. Dessa forma, nota-se a importância do SUS como caminho para assegurar a universalização do direito a saúde do cidadão.
Em segundo plano, mesmo que oferte vários benefícios, o SUS ainda enfrenta desafios que impedem seu pleno funcionamento, tal como a escassez de investimentos financeiros que, consequentemente, fomenta, por exemplo, à falta de profissionais adequados. O SUS não recebe dinheiro suficiente para atender a demanda, segundo Oswaldo Tanaka, diretor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Isso se reflete na falta de leitos, remédios e até mesmo de profissionais da área, visto que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, existem, aproximadamente, 17 médicos para cada 10 mil habitantes, enquanto na Europa esse número sobe para 33. Esses dados mostram-se alarmantes, uma vez que evidenciam o descaso público acerca da saúde brasileira e dificultam a universalização de um acesso de qualidade a mesma, o que deve ser revertido urgentemente.
Depreende-se, portanto, que a melhoria do Sistema Único de Saúde é fundamental para promover a universalização de um acesso a saúde pública de qualidade aos brasileiros. Dessa forma, a fim de melhorar esse acesso, o Ministério da Economia -responsável pela formulação e execução da política econômica nacional- deve destinar investimentos financeiros ao SUS, de modo a suprir a falta de instrumentos básicos e de profissionais de saúde, conseguindo assim promover o direito constitucional básico da saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.