Precipuamente, a fauna e a flora são as mais utilizadas no comércio ilegal, pois geram maiores lucros para o comerciante. Diante disso, é o Brasil que possui a Floresta Amazônica da qual é considerada como a mais rica em biodiversidade do mundo. Sendo assim, nota-se que muitos biopiratas atuam nessa localidade por desejarem a comercialização das espécies exóticas nela presente. Desse modo, a marca da consequência dessa ação é o surgimento da ameaça de extinção de algumas espécies no país das quais contribuem para a manutenção do meio ambiente.
Ademais, os compradores de animais e plantas vendidos ilegalmente são os que mais contribuem para a problemática, pois influenciam a intensificação da prática criminal. Dessa forma, o filme de animação Rio mostra claramente essa realidade vivida pelo protagonista que é um dos últimos da família da arara azul comercializada fora do país. Nesse sentido, é provocada uma reflexão, pelo fato de ainda ser escasso o número de denúncias e a falta de identificação do indivíduo do qual contribui para tal desequilíbrio ambiental.
Portanto, com a percepção desse problema em questão, é dever do poder judiciário, por meio da elaboração de leis mais severas proporcionem maior monitoramento nas regiões das quais apresentam comercialização ilegal intensa e prejudicial. Com isso, tem-se o objetivo de aumentar o número de denuncias e de casos identificados. Assim, será possível aumentar o número de espécies, evitar que elas sejam ameaçadas de extinção e preservar a biodiversidade de forma harmônica e inteligente como propõe Paul Watson.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.