Avatar do usuário
Por vi221923
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#36305
No contexto atual, infortunadamente, vários são os obstáculos que afligem o corpo social brasileiro, dentre eles está os desafios para a promoção da leitura desde a infância, ao contrário da Noruega que é o país de mais exemplo no quesito educação, visto que desde o ensino infantil o nível de preparação é forte. Assim, faz-se vital analisar as principais causas da problemática: desassistência familiar e inacessibilidade dos livros para com os de vida rural.

Em primeiro plano, é preciso considerar a desassistência familiar como um elemento propulsor do problema. Muitos chefes de família não sabem a importância que a leitura tem no desenvolvimento cognitivo das crianças, por isso não apoiam esse hábito, e resulta no desinteresse por parte dos indivíduos menores. Esse erro prejudicará não só o começo, mas sim toda a vida estudantil do jovem.

Outrossim, a inacessibilidade dos livros para com os de vida rural também tem efeito no impasse, devido a falta de estrutura e recurso, que vão desde a falta de transporte para ir às zonas urbanas, até a indisponibilização de dados móveis para o acesso aos e-books, que são livros virtuais. Por isso, é de suma importância que medidas sejam tomadas para atenuar essa situação.

Portanto, para resolver a desistência familiar, o SECADI – órgão que artículo políticas educacionais – deveria criar programas de leituras nas escolas em troca de pontos extras no boletim escolar, com o fito da criança ler mesmo sem apoio dos responsáveis. É preciso, ainda, que o SECADI crie projetos que arrecadam livros em bons estados para, em parceria a instituições de ensino privado, alcançar os de vida rural que passam por inacessibilidade. Como já dizia Aristóteles, “A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces.”
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36385
vi221923 escreveu:@Jeniffeee, @Anna1, @Flaviaa, @Jhenny2416, poderiam corrigir por favor? Agradeço desde já a paciência e opinião! :D
Opa, @vi221923, sim, sim! Assim que puder trarei observações.

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36413
@vi221923, Olá! Tudo bem? Me chamo Eduardo, e eu vou corrigir essa sua redação. Vamos lá?

Legenda:

ERRO/FALTOU ALGO
"MELHORÁVEL"
REPETIÇÕES
MEUS COMENTÁRIOS
DICAS


1 - INTRODUÇÃO
No contexto atual, infortunadamente, vários são os obstáculos que afligem o corpo social brasileiro, dentre eles está os desafios para a promoção da leitura desde a infância, ao contrário da Noruega(1) que é o país de mais exemplo no quesito educação, visto que desde o ensino infantil o nível de preparação é forte. Assim, faz-se vital analisar as principais causas da problemática: desassistência familiar e inacessibilidade dos livros para os de vida rural.

(1) Faltou uma vírgula aqui.

Comentário: Sua introdução está mediana, pois você não trouxe um repertório para expor suas duas teses em torno dele. Ademais, quero lhe parabéns por algo: o simples fato de você por suas duas teses no final do parágrafo e após dois pontos (:) é algo ótimo. Mostra que você tem planejamento. Meus parabéns!

Dica: Ao fazer a introdução, tenta citar um repertório para contextualizar seu tema encima dele. Isso é muito bom e o repertório (caso for pertinente e produtivo) já conta pra C2.

2 - DESENVOLVIMENTO 1
Em primeiro plano, é preciso considerar a desassistência familiar como um elemento propulsor do problema. Muitos chefes de família não sabem a importância que a leitura tem no desenvolvimento cognitivo das crianças, por isso não apoiam esse hábito, e resulta (1) no desinteresse por parte dos indivíduos menores. Esse erro prejudicará não só o começo, mas sim toda a vida estudantil do jovem.

(1) Aqui daria pra melhorar caso você tirasse o "e" edeixasse assim: "o que resulta no desinteresse..." ficaria mais legível.

Comentário: Seu desenvolvimento 1 ficou mediano também. Além disso, não pude ver um repertório para legitimar seu ponto de vista. Logo, sua argumentação ficou vaga.

Dica: No desenvolvimento você deve argumentar sobre a tese na introdução, você fez isso, mas não foi adiante. Por isso, cite repertórios. Siga essa ordem: Tópico frasal, repertório e contextualização. Assim, seu texto ficará organizado e meus proveitoso.

:!: OBS:

:?: Tópico frasal= Você vai expor seu primeiro ponto de vista diante desse problema, ou seja, o que você vai defender nesse parágrafo.

:?: Repertório sociocultural: Aqui você irá citar um dado, fazer uma alusão à um livro, filme, música, etc. (Que tenha haver com o tema).

:?: Contextualização: Aqui você irá contextualizar sua tese encima desse repertório o tornando produtivo.


3 - DESENVOLVIMENTO 2
Outrossim, a inacessibilidade dos livros para com os de vida rural também tem efeito no impasse, (1)devido a (2) falta de estrutura e recurso, que vão desde a falta de transporte para ir às zonas urbanas, até a indisponibilização de dados móveis para o acesso aos e-books, que são livros virtuais. Por isso, é de suma importância que medidas sejam tomadas para atenuar essa situação.

(1) Vírgula desnecessária.
(2) Esse "a" possui crase.


Comentário: Esse desenvolvimento também ficou mediano, pois também não teve um repertório.

Dica: Siga os apontamentos que fiz para o desenvolvimento 1, pois eles também serviram para esse.

4 - CONCLUSÃO
Portanto, para resolver a desistência familiar, o SECADI – órgão que artículo políticas educacionais – (AGENTE)deveria criar programas de leituras nas escolas em troca de pontos extras no boletim escolar (MEIO/MODO), com o fito da criança ler mesmo sem apoio dos responsáveis (OBJETIVO). É preciso, ainda, que o SECADI crie projetos que arrecadam livros em bons estados para, em parceria a instituições de ensino privado, alcançar os de vida rural que passam por inacessibilidade. Como já dizia Aristóteles, “A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces.”

Comentário finais: Você fez duas propostas de intervenção, no entanto, nenhuma está completa. Eu só destaquei uma, mas a outra também não está.

Dica: Evite por repertório na conclusão, pois nela não terá espaço para mais ideias. Na conclusão você de é solucionar o problema com seus métodos, não use frases ou métodos alheios. Outrossim, melhore sua argumentação e organização. Para isso, estude modelos de redações nota mil e corrija também aqui na plataforma. Dessa maneira, você irá contribuir com o projeto e irá se aprimorar.

:?: ATENÇÃO:
Você pode encontrar todas as dicas citadas por mim aqui na plataforma na aba "Matérias de apoio".



Bons estudos!
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36414
Teve um erro no meu teclado e, com isso, o texto bugou e ficou a maioria vermelho como erro. Não tem problema, eu destaquei tudo.
0
Avatar do usuário
Por vi221923
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#36435
@EduardoPedro, Nossa, tenho muito o que melhorar mesmo! Obrigada pela sua ajuda e sua paciente! Vou estudar mais e espero que na próxima redação você corrija também. Obrigada mais uma vez. :D
0
Avatar do usuário
Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36436
@vi221923,Por nada!
Se precisar é só marcar...
Sou paciente e leio com atenção.
0
Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#37635
Olá, @vi221923, como o Eduardo já fez uma excelente correção, vou apenas te dar algumas dicas.

RECOMENDAÇÕES PARA A ESTRUTURA DA REDAÇÃO

INTRODUÇÃO
-- Repertório: é interessante que você inicie o seu texto já com um repertório (filme, citação, música, livro, série, novela, etc), pois ele dá sustentação às suas próximas palavras.
-- Contextualização + tese: aqui você tem que dizer qual a relação do repertório com o tema da redação e mostrar o seu ponto de vista(tese). DICA: você pode expôr o seu posicionamento através de adjetivos e advérbios.
-- Argumentos: aqui você coloca os seus argumentos(que serão desenvolvidos nos parágrafos de desenvolvimento). Os seus argumentos podem ser causas, consequências ou outro ponto que você considere importante. No exemplo abaixo o tema é: "Os impactos psicológicos causados pelo uso das redes sociais pelos jovens", como o tema fala dos "impactos", então eu coloquei as duas principais consequências como meus argumentos.

DICA: Para escolher os seus argumentos é interessante que, antes de escrever, você pare e se pergunte: "esse tema me lembra o quê?".

Ex: No filme [NOME DO FILME] são retratados vários jovens com distúrbios psiquiátricos por conta das redes sociais. Embora contenha um roteiro fictício, o longa-metragem se assemelha à realidade de muitos adolescentes do Brasil contemporâneo, uma vez que o desenvolvimento de doenças mentais causadas pelo uso da internet está cada vez mais frequente. Desse modo, é notável que esse grave problema traz diversas consequências, sendo as principais [ARGUMENTO 1] e [ARGUMENTO 2].

obs: Esse filme não existe (eu acho), eu inventei rsrs.

DESENVOLVIMENTO
-- Tópico Frasal: é uma breve retomada do seu argumento. EX: Em primeiro lugar, tem-se o [ARGUMENTO 1] como um dos impactos da problemática.
-- Repertório
-- Contextualização + argumentação: aqui você deve expôr a relação do seu repertório com o tema e mostrar o seu ponto de vista (de forma impessoal).
-- Conclusão interna: aqui você pode colocar a maneira como o problema afeta a sociedade ou então apenas afirmar o seu tópico frasal com outras palavras.

CONCLUSÃO
-- Ação: o que será feito para resolver o problema?
-- Agente: quem fará?
-- Meio: como?
-- Finalidade: para quê?
-- Detalhamento: escolha uma das perguntas acima para dar uma resposta mais detalhada.
obs: na minha opinião, é mais fácil detalhar o agente. EX: O Ministério da Saúde(agente), como o principal responsável pela saúde da população(detalhamento do agente). Mas você pode escolher qualquer um para detalhar, por isso, não vou colocar o detalhamento abaixo.

Ex: Portanto, são necessárias medidas para solucionar o impasse. Para tal, o/a [AGENTE] deverá [AÇÃO] por meio de [MEIO] com a finalidade de [FINALIDADE]. Assim, o problema será solucionado e o [FILME DA INTRODUÇÃO] será apenas uma ficção.

obs: Não precisa estar necessariamente nessa ordem.


Para mais informações recomendo que dê uma olhada na aba "Materiais de apoio" daqui da plataforma. Espero que isso te ajude! ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
254 Exibições
por diana674
0 Respostas 
33 Exibições
por Aluno55xts
0 Respostas 
78 Exibições
por darahssh
0 Respostas 
245 Exibições
por Kellyy
0 Respostas 
95 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
109 Exibições
por Nicoli9173
0 Respostas 
127 Exibições
por Nycoleeee
0 Respostas 
48 Exibições
por victoria645
0 Respostas 
66 Exibições
por lolykevin
1 Respostas 
79 Exibições
por ElCarecon

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM