Em primeira análise, o descaso estatal com os usuários do cigarro torna um desafio tanto pra as pessoas não fumantes e as que consomem, uma vez que poucos recursos são destinados pelo estado para alertar a população sobre a consequência do uso. De acordo com a diretora geral da OMS( organização mundial da saúde) " Se adotarem medidas firmes de combate ao tabagismo, os governos poderiam proteger o futuro de seus países". Nessa perspectiva, faz-se mister que o estado invista minimamente em eventos com o objetivo de ajudar pessoas que não conseguem mais parar com o uso do tabaco e orientar sobre as doenças que irá afetar no futuro.
Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias para uma saúde pública agradável. Segundo o jornalista Irlandês George Bernard Shaw " O progresso é impossível sem mudança s". Analogamente, por ser um dos grandes causador de doenças graves como o Câncer, Díabetes e perca de memória, reivindicações da população devem ser feitas para realização de mudanças nessa área.
Portanto, o controle do tabaco, no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o estado invista, por meio de verbas governamentais, na mídia, afim de melhorar o índice da saúde dos brasileiros. E ainda cabe a população promover manifestação, através de abaixo-assinados direcionados ao governo com o objetivo de divulgar as problemáticas do uso pra os fumantes, também alertando o consumo do tabaco próximo a pessoas que não fumam mas são afetadas pela fumaça, somente assim será possível amenizar o consumo do tabaco no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 70
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.