Por Muchiutti
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#36187
No Brasil, o voto passou a ser obrigatório com a constituição de 1988. No cenário atual, os Brasileiros maiores de 18 anos tem o deve e obrigação de votar, sendo facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos, e de 16 a 17 anos, mas nem sempre este voto é feito de maneira correta.
Visto que é de grande responsabilidade eleger alguém que deveria cuidar e zelar pelo bem-estar comum, algumas pessoas se sentem pressionadas a votar, já que o voto é obrigatório.
Atendendo a isso, essa pressão causa a falta de informação por parte dos eleitores, que muitas vezes votam sem saber quais são os propósitos econômicos e sociais dos candidatos e como se sucede o processo necessário para que o mesmo seja eleito, o que é legitimamente prejudicial ao país.
Desse modo, para que o Brasil se torne um país desenvolvido, é de suma importância que todo indivíduo como um bom cidadão tenha em mente que é imprescindível se informar sobre os ideais e o procedimento exigido para que se vença a disputa pelo pleito. isso pode ser feito pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) onde tem dados essenciais para que se tenha conhecimento a cerca das eleições, juntamente com palestras nas escolas, com responsabilidade do MEC (Ministério da Educação), para que desde cedo os jovens entendam a importância do voto Consciente, e também acompanhar propagandas eleitorais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por Muchiutti
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#36363
Por favor, alguém poderia corrigir minha redação? Desde já agradeço.❤
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Por EduardoPedro
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#36387
@Muchiutti, Olá! Tudo bem? Me chamo Eduardo, e eu vou corrigir essa sua redação. Vamos lá?

1 - INTRODUÇÃO
No Brasil, o voto passou a ser obrigatório com a constituição de 1988. No cenário atual, os Brasileiros (1) maiores de 18 anos tem (2) o deve e obrigação de votar, sendo facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos, e de 16 a 17 anos, mas nem sempre este voto é feito de maneira correta.

(1) Essa palavra ficouincorreta, pois esse "B" ai não deve ser maiúsculo, e sim minúsculo. Lembre-se, o "B" maiúsculo é apenas para o nome do país, não para as pessoas que nele habitam.
(2) Esse "tem" possui um acento circunflexo, mas você não adicionou. Ficou errado, pois as palavras antes destas estão se referindo a várias pessoas, logo, esse "tem" deveria estar no plural.


Comentário: Sua introdução está fraca, apesar de você por um repertório pertinente ao tema, você não argumentou muito bem. Além disso, você não expôs as suas duas teses no final do parágrafo, e isso é um pouco ruim, pois mostra que você não tem um bom planejamento.

Dica: Ao fazer a introdução, tente sempre colocar suas duas teses no final do parágrafo. De preferência após dois pontos (:). Assim, o corretor verá que você tem planejamento e, além disso, fará ele entender melhor o seu ponto de vista.

2 - DESENVOLVIMENTO 1
(CADÊ O CONECTIVO?) (1) Visto que é de grande responsabilidade eleger alguém que deveria cuidar e zelar pelo bem-estar comum, algumas pessoas se sentem pressionadas a votar, já que o voto é obrigatório. (2)

(1) Faltou um conectivo.
(2) Não entendi nada desse seu desenvolvimento 1, pois teve uma péssima organização das ideias. Sem contar também a falta de repertório.


Comentário: Seu desenvolvimento 1 ficou com muito à desejar. Pouca argumentação, muito curto, nenhum repertório, sem uma boa organização. Outrossim, o fato de você não ter colocado suas duas teses na introdução, dificultou mais ainda um melhor entendimento do que você quis falar ai no desenvolvimento.

Dica: Comece seu desenvolvimento 1 com um conectivo do tipo: A princípio, Em primeiro lugar, Etc. Além disso, estude a estrutura de uma redação nota mil, a fim de você de aprimorar e melhorar sua argumentação e organização. Também traga repertórios para seu texto, isso é essencial para a C2.

3 - DESENVOLVIMENTO 2
Atendendo a isso (1), essa pressão causa a falta de informação por parte dos eleitores, que muitas vezes votam sem saber quais são os propósitos econômicos e sociais dos candidatos e como se sucede o processo necessário para que o mesmo seja eleito, o que é legitimamente prejudicial ao país (2).

(1) Era pra você usar um conectivo aditivo do tipo: Em segundo lugar, Outrossim, Ademais, etc.
(2) Mais uma vez seu desenvolvimento não mostrou nenhum tipo de organização, boa argumentação e falta de repertório. Por isso, ficou fraco e difícil de se compreender.


Comentário: Você tem que melhorar sua organização, pois ela está péssima. Além do mais, você não arruma suas ideias e também não expôs seu ponto de vista para eu ou outro corretor entendermos melhor.

Dicas: Antes de escrever a redação, pense bem e leia com atenção os textos de apoio. Além disso, organize melhor as suas ideias e traga um repertório sociocultural para cada parágrafo, excerto na conclusão.

4 - CONCLUSÃO
Desse modo, para que o Brasil se torne um país desenvolvido, é de suma importância que todo indivíduo como um bom cidadão tenha em mente que é imprescindível se informar sobre os ideais e o procedimento exigido para que se vença a disputa pelo pleito. isso pode ser feito pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) (MEIO/MODO) onde tem dados essenciais para que se tenha conhecimento a cerca das eleições, juntamente com palestras nas escolas (FINALIDADE), com responsabilidade do MEC (Ministério da Educação)(AGENTE), para que desde cedo os jovens entendam a importância do voto Consciente, e também acompanhar propagandas eleitorais.(OBJETIVO)

Comentários finais: Sua conclusão não cumpre os requisitos exigidos, faltou o detalhamento. Além disso, ela está muito desorganizada e possui uns erros que não destaquei, mas você deve ler com atenção e ver onde você errou e, com isso, melhorar nas próximas.

Dica finais: Você deve melhorar sua argumentação,organização e trazer repertórios para o seu texto. Para isso, você deve estudar uma estrutura de uma redação nota mil, e passar a corrigir algumas redações aqui na plataforma. Assim, você permitirá que esse projeto continue e você também aprenderá a desenvolver seu texto com mais precisão, pois errando que se aprende.


Bons estudos!
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Por Muchiutti
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#36404
Muchiutti escreveu:@EduardoPedro ainda estou meio perdida aqui, essa redação nem eu havia gostado muito, pois tive que fazer com um pouco de pressa e tirei 6. Comecei ontem aqui, já corrigi algumas redações e logo farei outra, mas muito obrigada pelas dicas!
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Por EduardoPedro
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#36405
@Muchiutti, Certo... Continue praticando! Errando que se aprende...

Se precisar é só me marcar. :D
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