Vale ressaltar, primeiramente, que a agricultura de subsistência é uma técnica da agricultura especialmente utilizada para o sustento da família do agricultor. Tal técnica utiliza as queimadas para facilitar o cultivo em grande escala e, uma vez que esse tipo de agricultura ocorre em áreas mais afastadas das metrópoles, não há legislação suficiente para conter a técnica. Somado a isso, tem-se o fato de que a maioria dos focos ocorrem no Cerrado, área muito seca, facilitando a propagação dos incêndios.
Consequentemente, o fogo mata espécies, polui o ar e queima as árvores que servem de abrigo e alimento aos animais. O jornal OTempo publicou um caso bastante conivente com essa situação, o qual informa que um incêndio florestal na área do Pantanal afetou a alimentação das araras azuis, já que matou as árvores que produzem o alimento delas. Dessa maneira, o ecossistema dessas regiões é completamente afetado, demorando anos para voltar a sua normalidade.
Diante dessa situação, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente evite casos de queimadas que saiam do controle, por meio de um aumento na fiscalização de áreas de preservação ambiental. Os fiscais irão verificar possíveis pontos de inicio de incêndios e o acionamento dos bombeiros será facilitado. Assim, espera-se que os incêndios florestais não aumentem e que, assim como a frase dita pelo filosofo Sêneca, os humanos possam viver em harmonia com a natureza e suas leis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.