Primordialmente, vale destacar o quanto é importante a interferência da educação financeira na vida do indivíduo para que ele passe a criar um planejamento, evite demasiados gastos e não consuma de maneira exacerbada. Diante disso, de acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Nesse sentido, a falta de debate nas escolas sobre a temática financeira agrava o problema da não organização e cria consequências negativas das quais servem para intensificar a má administração.
Ademais, existem desafios que impedem a aplicação da educação financeira como, por exemplo, o cenário brasileiro onde muitas Instituições de Ensino não promovem apoio educacional de qualidade aos jovens. Dessa forma, diz o poeta Millôr Fernandes que só teremos um país de verdade no dia em que gastarmos mais com educação do que com televisão. Dessa forma, com essa afirmação faz-se uma reflexão sobre as consequências negativas desse não investimento na formação do cidadão que por diversas vezes provoca o desequilíbrio social.
Portanto, com percepção dessa problemática, é necessário medidas que resolvam a situação. Para tal, é dever do Ministério da Educação implantar nas escolas, por meio de palestras, disciplinas e rodas de conversas a abordagem à temática financeira, a fim de que os jovens aprendam a lidar com os incentivos do mundo consumista. Assim, será possível fazer com que diferentemente do personagem principal de "Até que a sorte nos separe" o indivíduo tenha maior capacidade de administrar de forma inteligente o seu dinheiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.