Cabe ressaltar,a princípio, que a crise econômica junto com o desemprego teve tamanha influência no acesso em trabalhos por aplicativos.A flexibilização dos regimes trabalhistas foi um dos argumentos principais da reforma trabalhista,visando o crescimento de vagas de emprego e elevando a economia.No entanto, mesmo com a estabilização econômica, houve um aumento de serviços por meio de plataformas digitais.Dessa maneira,com a carência de direitos trabalhistas e a falta de regulação,o trabalhador verifica-se sem suporte pela empresa contratante e ainda é punido ao ter uma avaliação ruim dada pelo cliente.
É importante abordar,também,a desigualdade de gênero que aflige as mulheres nesse modo de ocupação.Mesmo tendo que lidar com o assédio dos colegas de trabalho e clientes, as mulheres sofrem uma diferença salarial constante e ainda tem os serviços desvalorizados.Consoante a uma pesquisa feita nos EUA, as mulheres que são motoristas obtêm 7% de ganhos por hora a menos que os homens.Dessa forma, a figura feminina é a que mais suporta todo esse processo, tendo que trabalhar dobrado para garantir renda em casa e ainda passando por inconveniências,se desdobrando numa jornada dupla de ´´casa X trabalho´´.
Enfim, medidas devem ser tomadas para alterar o cenário atual.Para que isso ocorra, o Poder Legislativo deve proporcionar leis de regulamentação dos trabalhos prestados em plataformas digitais,através de regras que deverão ser seguidas pelas empresas e aplicação de multas se não forem cumpridas.Portanto,deve-se aderir aos direitos trabalhistas para garantir suportes aos trabalhadores e igualar os lucros e oportunidades de serviços entre homens e mulheres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.