Em primeiro lugar, os problemas ligados à segurança pública no país têm intensificado. Por exemplo o caso do jovem que invadiu o ônibus no Rio de Janeiro e matou dois reféns. Nessa perspectiva, é notório que, esses óbices são recorrentes devido à falta de estudo desses delinquentes, e consequentemente a ausência de emprego, pois o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente, e por esses motivos voltam a cometer crimes.
Em segundo lugar, vale ressaltar a superlotação carcerária. A exemplo disso, em 2016 a fuga dos presos situados no presídio de São Paulo, visto que o presídio se encontrava em más condições sem estrutura de segurança máxima. De maneira análoga, com a falta de reformas nas celas, e em todos sistema carcerário e construções de mais presídios tem sido um dos motivos que os detentos voltam a praticar infrações, porquanto a sua integridade física e moral são afetadas de maneira que dão fuga, rebeliões etc, e consequentemente a prisão como forma de ressocializar os presos não tem sido eficaz.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Como solução, é preciso que a Justiça Criminal, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, promova um espaço para rodas de debates sobre a Segurança Pública no ambiente do presídio. Tais eventos podem ocorrer no período de banho de sol, contando com a presença de psicólogos indicados pela Justiça Criminal que são especialistas nesse assunto. Além disso, não devem se limitar aos presos, mas se abertos aos familiares, com o fim de que mais pessoas compreendam a importância da Segurança Pública e a importância da ressocialização dos criminosos no meio social , como o trabalho e estudos, com finalidade para a diminuição da criminalidade, e assim ter uma paz social a qual todos seres humanos merecem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 145
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 105
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 145
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.