Avatar do usuário
Por LunaCuacoski
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#35566
O ano de 2017 ganhou destaque pelo surgimento de uma campanha que conquistou força em redes sociais, o "#MeToo", onde o objetivo era expor crimes e criminosos, grande parte deles famosos. A vítima realizava a postagem contando o ocorrido, e os internautas faziam o "cancelamento" do agressor, sendo criticado e perdendo fama. É indiscutível que esse foi um grande baque dessa cultura, que infelizmente com o passar dos anos tornou-se tóxica e perigosa.

A princípio, apenas repercutiram crimes considerados graves na internet, como abuso, violência, discriminação e preconceito. Porém com o tempo, isso se agravou e um simples gesto ou fala incompreendido já virara motivos para o cancelamento, ocasionando diversas pessoas injustiçados devido essa cruel cultura. Há casos em que a internet, aliada a Fake News compartilhadas frequentemente tornam-se devastadoras, pois juntas, podem transformar um inocente em agressor de modo imediato.

Ademais, há famosos que foram tão afetados ao serem cancelados que optaram por se afastar da mídia, por medo ou insegurança – como a blogueira Gabriela Pugliesi, que desativou seus perfis em redes, após ter sido fortemente criticada por dar uma festa em meio a pandemia do novo coronavirus. Essa forma de "fazer justiça" prejudicando o suposto agressor, em vezes sai completamente do controle, afetando a saúde mental do cancelado, mesmo que o que tenha feito seja minimamente ruim ou confuso.

Tendo em vista os aspectos observados, faz-se necessário que medidas sejam tomadas. É importante que a população se conscientize sobre os danos que esse julgamento precoce pode acarretar, e em procurar provas de que a acusação é de fato verídica, além de buscar compreender os dois lados, para assim, de maneira inofensiva porém defendendo o prejudicado consigamos opinar e amenizar a cultura do cancelamento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por mayara03
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#38093
LunaCuacoski escreveu:@mayara03 tu podes me avaliar, por gentileza? :D
Oii, você compreendeu bastante a proposta do tema e sua argumentação apresenta uma boa forma , o que realmente faltou foi organização e o uso dos recursos linguísticos, minha recomendação é ler outras redações atentando, principalmente, na introdução que é a base de toda sua redação e também a conclusão.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A cultura do cancelamento
por bmantovani    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por bmantovani
Cultura do cancelamento no meio virtual
por Crisbeirao    - In: Outros temas
1 Respostas 
138 Exibições
por Crisbeirao
0 Respostas 
123 Exibições
por Damarysbg
0 Respostas 
60 Exibições
por amandpontess
Cultura do cancelamento no meio virtual
por Lari19    - In: Outros temas
0 Respostas 
89 Exibições
por Lari19
Cultura do cancelamento no ambiente virtual
por Glenda32    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por Glenda32
Efeitos da cultura do cancelamento no Brasil
por An1a2    - In: Outros temas
0 Respostas 
88 Exibições
por An1a2
0 Respostas 
1940 Exibições
por Alisson123
Cultura do cancelamento no meio virtual
por Gillvany    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Gillvany
0 Respostas 
73 Exibições
por camy20

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM