Em primeiro plano, deve-se pontuar, de início que, a falta de incentivo à leitura é fator determinante para a permanência do problema. De acordo com isso é evidente que a família, é responsável pela falta de suporte na motivação sobre a importância da leitura no desenvolvimento e na formação do indivíduo, isso pode ser explicado pela pensadora Elaine Sekimura, a qual afirma que, incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade. Desse modo, pode-se afirmar que, a leitura é o principal mecanismo para a construção e preparação da vida educacional do Indivíduo na sociedade.
Em segundo plano, outro ponto relevante, é a dificuldade que a maioria da população enfrenta no âmbito de lidar com a leitura, em consequência disso, o filósofo brasileiro Paulo Freire evidencia que, se a educação sozinha não consegue transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sob esse ponto de vista, convém ressaltar, a escola que sofre com a falta de bibliotecas e a disponibilização de livros para o aperfeiçoamento da leitura. Ademais, outro problema distante, é a ausência de salas de aulas e de professores disponíveis somente para essa questão, o que impede mais ainda a apreendizagem do aluno.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual, para a conscientização da família e da população a respeito do problema. Urge que o Governo Federal crie, por meio de verbas governamentais ambientes de incentivo à leitura em todas as regiões, afim de despertar nos indivíduos o gosto pela leitura. Dessa forma, é preciso também que o Ministério da Educação (MEC) em parceria com as escolas públicas e privadas façam campanhas através de postagens nas redes sociais com a finalidade de ensinar estratégias para o hábito da leitura. Somente assim, será possível assegurar a educação a todos e acabar de vez com as dificuldades que interferem na formação humana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.