Por Helder
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#35170
O Artigo 205 da Constituição Federal de 1988 assegura a educação como direito de todos e dever do Estado para a qualificação e desenvolvimento da sociedade. Sob essa ótica, atualmente, a importância da leitura para a formação do indivíduo é um desafio que atinge a sociedade brasileira, em virtude disso, é incontestável analisar que, essa problemática tem prorrogado inúmeras consequências como a falta de incentivo à leitura e a dificuldade em ler.
Em primeiro plano, deve-se pontuar, de início que, a falta de incentivo à leitura é fator determinante para a permanência do problema. De acordo com isso é evidente que a família, é responsável pela falta de suporte na motivação sobre a importância da leitura no desenvolvimento e na formação do indivíduo, isso pode ser explicado pela pensadora Elaine Sekimura, a qual afirma que, incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade. Desse modo, pode-se afirmar que, a leitura é o principal mecanismo para a construção e preparação da vida educacional do Indivíduo na sociedade.
Em segundo plano, outro ponto relevante, é a dificuldade que a maioria da população enfrenta no âmbito de lidar com a leitura, em consequência disso, o filósofo brasileiro Paulo Freire evidencia que, se a educação sozinha não consegue transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sob esse ponto de vista, convém ressaltar, a escola que sofre com a falta de bibliotecas e a disponibilização de livros para o aperfeiçoamento da leitura. Ademais, outro problema distante, é a ausência de salas de aulas e de professores disponíveis somente para essa questão, o que impede mais ainda a apreendizagem do aluno.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual, para a conscientização da família e da população a respeito do problema. Urge que o Governo Federal crie, por meio de verbas governamentais ambientes de incentivo à leitura em todas as regiões, afim de despertar nos indivíduos o gosto pela leitura. Dessa forma, é preciso também que o Ministério da Educação (MEC) em parceria com as escolas públicas e privadas façam campanhas através de postagens nas redes sociais com a finalidade de ensinar estratégias para o hábito da leitura. Somente assim, será possível assegurar a educação a todos e acabar de vez com as dificuldades que interferem na formação humana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Cafeina2pnt0
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#35178
A introdução foi boa, e você sitou a situação a constituição e isso é um ponto positivo, entretanto faltou uma contextualizada histórica e ela é importante pois para compreender o momento atual precisamos lembrar do passado .
O autor claramente entendeu a proposta e os parágrafos ficaram bem conectados (houve coerência).
Outro ponto positivo foi parafrasear uma pensadora e expor claramente as 3 propostas.
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Por Helder
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#37950
Muito obrigado por corrigir...
Vou me atentar a isto...
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