Dúvidas e Materiais de Apoio
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#22163
Resumo

:idea: A crase ocorre quando há a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a".


Explicação

:arrow: O que é a preposição "a" ?
O "a" é considerado uma preposição quando liga dois elementos de uma frase.
"Ele vai a todas as aulas".
Esse "a" é uma preposição que está ligando o verbo "vai" ao complemento "todas as aulas".
Não é tão difícil, né? :o


:arrow: O que é o artigo feminino "a"?
Em geral, o "a" é classificado como um artigo feminino quando particulariza algo.
Você pode encontrar um desconhecido e dizer:
"Eu vi uma pessoa na rua".
O "uma" indica que é uma pessoa qualquer, isto é, não é uma pessoa particular.
Em contrapartida, se você topar com o seu maior desafeto, faz mais sentido dizer:
"Eu vi a pessoa que mais odeio na rua".
Esse artigo feminino "a" indica que não é uma pessoa qualquer, mas sim uma pessoa particular.
Também não é tão complicado quanto parece, vai? ;)


:arrow: "Ah, Felipe, então a partir de agora sempre que eu usar a preposição "a" ou o artigo feminino "a" eu vou colocar crase!"

Calma, não é bem assim!

Quando você faz um bolo, você precisa de leite e de ovos. Não basta ter apenas um. Do mesmo modo, para saber se tem crase ou não, é preciso descobrir se ocorre a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a".

Nós fomos a lugares incríveis => Não ocorre crase, pois há a preposição "a", mas não o artigo feminino "a".

A moça é gentil => Não ocorre crase, pois há o artigo feminino "a", mas não a preposição "a".

Eu fui à praia => Ocorre crase, pois há a preposição "a" E o artigo feminino "a".

Acompanhe o raciocínio:
Quem vai... vai a algum lugar.
algum lugar = a praia
"Eu fui a + a praia".
"Eu fui à praia".


:arrow: Não se usa crase antes de:
Palavras masculinas;
Pronomes pessoais (ele, ela, nós...);
Pronomes indefinidos (algum, nenhum, todo...);
Esse, essa, este e esta.


:arrow: "Ainda estou confuso, e agora?" :shock:
Sem problema! É só clicar aqui e ler uma explicação mais detalhada: entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
Outra opção é estudar os materiais abaixo.


Videoaula:

Site: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/crase.htm
Erros comuns: https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-a ... d11ad688fa
Exercícios (Kahoot - Letras de clássicos da MPB)*: https://kahoot.it/challenge/08621627?ch ... 5669110268
Exercícios: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-crase/

*De preferência, utilize o seu nome de usuário para que eventuais dificuldade possam ser resolvidas em particular.

Exercícios (BookWidgets):

1. Utiliza-se o acento grave (crase) quando há:
a) Junção do artigo feminino "a" com a preposição "a".
b) Junção do artigo feminino "uma" com a preposição "a".
c) Junção de dois artigos femininos "a".
d) Junção de duas preposições "a"

2. Complete com "a", "à", "as" ou "às".
_____ noite, aproximadamente _____ 19h30, fui _____ casa de Maria, minha melhor amiga. Com _____ ajuda do pai dela, _____ mãe preparou _____ janta e nós quatro nos sentamos para comer. _____ mesa, nos atualizamos quanto _____ novidades na minha vida e na dela. Foi bom saber que estava tudo bem, mas havia um problema: _____ princípio, não sentimos _____ mesma intimidade de sempre. Felizmente, porém, _____ medida que o tempo passou, ficamos cada vez mais _____ vontade. Quando terminamos _____ refeição, já estávamos dando _____ gargalhadas que nos lembravam do quão incrível é _____ nossa amizade. Nos retiramos da cozinha e continuamos o bate-papo no quarto dela. Enquanto _____ conversa transcorria, decidimos assistir _____ atração favorita dela na televisão. Embora parecesse que nada poderia dar errado, algo deu. _____ apresentadora, como se plantasse _____ semente da discórdia, perguntou _____ uma mulher da plateia: "Você e _____ sua melhor amiga já gostaram do mesmo garoto?". Maria desligou a televisão _____ pressas, mas já era tarde demais. Ah, não! Estávamos fadadas _____ voltar _____quele assunto! Como se tivesse lido _____ minha mente, Maria disse: "Não vamos voltar _____ essa pauta". Por um instante, fiquei aliviada, pois retornar _____quela discussão me machucaria. _____ seguir, no entanto, me lembrei de que _____ minha vó me ensinou que _____ minhas feridas só podem ser curadas pelas pessoas _____ quais elas estão relacionadas. Então, ousei revelar: "Não era por ele que eu cultivava _____quela paixão, mas sim por você!".
Nesse momento, a mãe dela bateu _____ porta e entrou com uma forma de docinhos. Saí de lá só com um beijinho. Sempre foi o meu favorito.

3. Selecione todas as frases em que não há erros na utilização do acento grave (crase).
( x ) A família foi à praia.
( x ) Vou à pé a escola.
( x ) Davi irá à parques para caminhar.
( x ) O garoto estuda a tarde.
( x ) Às vezes guardo segredos.
( x ) A senhora parou em frente à igreja.
( x ) Àquela moça é espiã.
( x ) Flavia não deve nada aquele homem.
( x ) Ashiley acorda às 8h00.
( x ) O político não tem nada à dizer em relação as acusações.
( x ) Leo dribla à Pelé.
( x ) Vi a Du e acenei à ela.
( x ) Não se sabe o que o destino reservou à Francis.
( x ) Os sapatos de Gustavo não estão à venda.
( x ) Não dê ouvidos à essa pessoa, Jeny!
( x ) A manifestação está marcada para às 14h00.
( x ) Meu voo à São Paulo é confidencial.
( x ) Viajei à Itália sem documentos.
( x ) A raiva dos oprimidos está crescendo dia à dia.
( x ) Quando acabar, fique à vontade para ir para a próxima questão.

4. As frases a seguir, de autoria de pensadores célebres, foram alteradas e, por isso, contêm erros na utilização do acento grave (crase). Corrija-as.
"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá à si mesmo", Edward Gibbon.
"Incentivar à leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar à imaginação e despertar à criatividade", Elaine Sekimura.
"O conhecimento imposto a força não pode permanecer na alma por muito tempo", Platão.
“A economia da educação torna-se refém da tecnologia da informação. De intensiva de trabalho, a escola passará à intensiva de capital”, Peter Drucker.
"O ser humano pode alterar à sua vida mudando sua atitude mental", William James.
"Eu sou contra à violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente", Mahatma Gandhi
"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo o lugar," Martin Luther King.

Gabarito: https://www.bookwidgets.com/play/P53QPD ... 9333621760

Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo ou sobre os exercícios, fique à vontade para me marcar (@Felipe082).
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#23223
Pessoal, criei exercícios sobre crase no BookWidgets. Recomendo muito a quem tem dificuldade nesse assunto.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#23362
Além do material do BookWidgets - que recomendo bastante -, criei um Kahoot a partir de trechos de canções marcantes da Música Popular Brasileira (MPB). Espero que aproveitem.
Se gostarem desse estilo e quiserem fazer de uma forma mais divertida, sugiro que deixem a música rolar antes de responderem. Podem ficar tranquilos: o vídeo é pausado automaticamente bem antes de acabar o tempo.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#26065
NOTÍCIA CHOCANTE!
Os exercícios do BookWidgets provavelmente só vão ficar disponíveis por mais uma semana. Por mim ficariam para sempre, mas o próprio site limita o tempo.
Se eu fosse você, não perderia essa oportunidade!
https://www.bookwidgets.com/play/P53QPD ... 9333621760
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#29730
Pessoal, conforme eu havia previsto, os exercícios do BookWidgets não podem mais ser feitos desde o dia que estimei. Sabendo disso, adaptei a atividade para que ela possa ser realizada aqui no site. Espero que gostem!
0

Desde o advento da Revolução Industr[…]

Katsmoking lais458 Felipe082 podem corrig[…]

A solidariedade pode ser uma grande qualidade do s[…]

Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM